Viagem

Avião: por ser o país mais desenvolvido da África e uma das economias mais fortes do continente, a África do Sul tem uma infraestrutura bem estabelecida de voos domésticos e internacionais, com ligações entre todos os grandes centros. É o maior hub para viagens aéreas na região sul do continente africano. Os dois aeroportos mais usados para voos internacionais são o Cape Town International e o OR Tambo International Airport (Joanesburgo). As principais companhias aéreas locais são: South African Airways, Comair (afiliada a British Airways), Interair (destinos na África Central) e a SA Airlink (braço regional da SAA).

Trem: The Passenger Rail Agency of South Africa (PRASA - www.prasa.com) é o operador ferroviário nacional. Há serviços padrão para passageiros entre as principais cidades do Sul Africano (conhecido como Shosholoza Meyl), bem como serviços de luxo (conhecida como Premier Classe) entre Joanesburgo, Cidade do Cabo, Port Elizabeth e Durban. Há também trens municipais nas grandes cidades (Joanesburgo, Pretória, Cidade do Cabo, Durban, Port Elizabeth e East London), que são administrados pela MetroRail (pertencente a PRASA). O serviço é em geral de boa qualidade, mas algumas rotas são superlotadas e nem sempre seguras.

Ônibus: há serviços regulares de ônibus entre a Cidade do Cabo, Joanesburgo, Durban e outras cidades (com paradas no caminho), bem como ligações aos países vizinhos. As principais empresas de ônibus são: Greyhound, Intercape Mainliner, Translux, e SA Roadlink. Uma alternativa é o Baz Bus (www.bazbus.com), que oferece serviços hop-on-hop-off em algumas das mais interessantes rotas turísticas (Cidade do Cabo para Durban, através da Rota Jardim; Durban para Joanesburgo via Suazilândia; Durban para Joanesburgo via Drakensberg). Baz Bus te pega e te deixa em muitos albergues ao longo do percurso, assim você não precisa esperar num ponto de ônibus no centro da cidade à noite.

Carro: para viajar de carro na África do Sul, existem basicamente três opções: alugar um carro, comprar um usado, ou utilizar a opção chamada de buy-back. Alugar um carro é bastante fácil e reservas podem ser feitas online e em todas as grandes cidades, embora você consiga melhores taxas em alguns dos operadores locais. Comprar um carro exige um pouco mais de trabalho (licença roadworthy, registro do carro, seguro, etc.), mas existe um mercado ativo de carros usados na África do Sul. A terceira opção é uma combinação de ambos: você compra um carro com a garantia de que a empresa comprará de volta o seu carro no final do contrato. As estradas da África do Sul são bastante preservadas e de fácil orientação. Como a África do Sul é um país enorme suas estradas podem percorrer muitos quilômetros, por isso, se você não estiver acostumado a dirigir longas distâncias, lembre-se de descansar ao longo da viagem para evitar acidentes. Embora a infraestrutura rodoviária seja muito boa, fique atento aos animais que cruzam as vias. O limite de velocidade nas autoestradas é 120 km/h e nas cidades e vilarejos 60 km/h. Na África do Sul, dirige-se do lado esquerdo da estrada e o volante fica à direita.

 

Acomodação

Quer esteja planejando umas férias de luxo ou um mochilão, a África do Sul oferece uma gama de opções de acomodação para servir qualquer orçamento e estilo de viagem.

Hotéis: os hotéis na África do Sul podem ser classificados pelo Tourism Grading Council of South África em um sistema de 5 estrelas. Existem diversas redes de hotéis que operam nacionalmente, como o Best Western, City Lodge, Protea Hotels, Southern Sun, e African Sun.

Albergues: albergues (hostels) ou alojamento para mochileiros (backpacking lodges) são difundidos em todo o país. A maioria dos estabelecimentos oferece bons passeios e atividades em sua região. Alguns alojamentos oferecem refeições, especialmente nas áreas mais remotas. A maioria tem cozinhas e banheiros compartilhados, apesar de suítes também serem comuns.

Bed & Breakfast: estabelecimentos B&B estão se tornando muito populares. A acomodação é normalmente em uma casa de família e o proprietário/gerente vive na casa. O café da manhã costuma ser servido. Os quartos podem ser suítes. Em geral, os hóspedes dividem as áreas comuns com a família acolhedora.

Guest House: a Guest House pode ser uma casa adaptada para acolher hóspedes ou uma casa construída para este fim. Diferentemente dos B&B, a guest house é administrada como uma operação comercial, apesar de frequentemente ser gerenciada pelo proprietário. O proprietário/gerente vive em outro endereço ou em uma área separada na mesma propriedade.

 

Comes & Bebes

Além de comer língua de crocodilo e corações de leão, você notará que a maioria dos sul-africanos tem uma dieta muito normal. Rico culturalmente, a África do Sul sempre teve um estilo de vida e alimentos cosmopolita. Você vai perceber que bifes e carnes são as opções preferidas na dieta da população, embora no decorrer do século passado os sul-africanos tenham adquirido a tendência saudável de comer peixe. Os alimentos na África do Sul estão acima dos padrões de saúde em muitas áreas pela forma como são cultivados e preparados. Devido ao afluxo de estrangeiros no país, encontram-se nos menus dos restaurantes todos os tipos de pratos de todo o mundo. A mistura da cozinha ocidental com a cozinha chinesa e indiana resultou em pratos muito originais. Um dos mais saborosos pratos da África do Sul seria o Potjiekos. É uma refeição de cozimento bastante lento, que pode levar até 8 horas para servir. A carne fica tão macia que você é capaz de sugar a carne diretamente do osso. Outro prato favorito do sul-africano é pap en vleis. O pap en vleis é mais tradicionalmente apreciado pela população local, mas você não deve deixar de experimentar. Bobotie é outra refeição que vale a pena provar em sua visita à África do Sul. É um prato picante ligeiramente adocicado. O bobotie Cape Malay é um prato ligeiramente doce com um leve sabor de curry. Outras delícias são biltong e droe wors. Ambos são carnes secas que podem ser desfrutados como um lanche.

 

  

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 - 2017 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.