Compras

A República Dominicana é um bom lugar para compras. São numerosos os artigos, peças e lembranças que podem-se adquirir neste país. E igualmente são numerosos os locais, centros comerciais, lojas, mercados ou barracos. Com exceção dos hotéis e centros comerciais de prestígio, vale a pena pechinchar sem vergonha, pois o preço inicial sempre é muito superior ao valor real do objeto.

As lojas da República Dominicana costumam abrir das as 8h30min até as 12h e das 14h30min até as 18h. Alguns centros comerciais permanecem abertos ao meio-dia e fecham mais tarde. Os mercados das ruas têm um horário mais irregular.

As lojas dos museus em Santo Domingo e Puerto Plata são ótimos lugares para comprar âmbar nativo ou pedra larimar azul, encontrada somente na República Dominicana. O âmbar é considerado como um poderoso talismã contra as vibrações negativas. A sua fama aumentou devido ao filme "Jurassic Park", onde aparece um mosquito (do que tira-se o DNA) no interior de uma pedra de âmbar. O melhor lugar para adquiri-la é a região de Porto Plata, onde também existe um museu que descreve a história desta pedra. É aconselhável fazer a compra do âmbar em lugares renconhecidos, para evitar as falsificações ou as de deficiente qualidade.

As outras duas pedras famosas dominicanas são o larimar (espécie de água marinha ou de turquesa) e o coral. A primeira é conhecida como a turquesa dominicana, enquanto que o coral encontra-se em cores vermelha e preta. Com elas elaboram-se colares, pulseiras, brincos ou anéis. Assim como o âmbar, o recomendável é adquirir os trabalhos de larimar e coral preto ou vermelho em lojas de prestígio.

Os famosos charutos também estão disponíveis em qualquer lugar, mas é interessante visitar e comprar em uma fábrica, como a fábrica de tabaco León Jiménez, em Santiago, onde são enrolados a mão 20 mil charutos por dia. A loja de fábrica, chamada colmena, é um ótimo lugar para comprar charutos e rum, vendidos de várias marcas, cores e idades. Pechinche nos mercados, quando estiver comprando pinturas coloridas ou artesanato – mas nunca nas lojas.

Outro artigo bastante procurado são as cadeiras de balanço de caoba e guano, as melhores para descansar. Para facilitar seu transporte, as lojas costumam desmontá-las e empacotá-las de forma adequada. Outra peça bastante interessante são as bonecas sem rostos, símbolo do país. Tratam-se de preciosas figurinhas de mulheres em barro cozido.

As canastras, os chapéus e os cestos de palha são outros dos artigos mais procurados. Não esqueça de levar alguma peça talhada em caoba ou madeira de guayacán (uma madeira muito dura) ou então algum artigo elaborado com osso e coco. Quanto a móveis, nada melhor que os elaborados com bejuco, bambu ou rattán, a preços bem acessíveis.

Para os amantes das moedas, na República Dominicana ainda podem ver-se as encontradas nos barcos espanhóis afundados durante os tempos da colônia. Com elas costumam-se fazer peças de joalheria.

Você pode ainda adquirir uma pintura haitiana. Elas são chamativas e de vivas cores. Finalmente, não se pode abandoar o país sem ter adquirido uma boa garrafa de rum dominicano e uma caixa de charutos, dois produtos dos mais caraterísticos do país.

Comunicação

A rede de telefonia é boa. Existem três operadores de rede - "Laranja", "Verizon" e "Tricom". Para ligar com um telefone celular, você precisa de um telefone triband (GSM 1900) e carregador. Você pode comprar um cartão de telefone pré-pago.

Quanto ao uso da Internet, dependendo do lugar em que você estiver, conseguir uma conexão boa nem sempre é uma tarefa fácil. Em alguns resorts à beira-mar, por exemplo, há sinal Wi-Fi no lobby do hotel ou em uma sala de informática.

  

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 - 2017 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.