Informações Úteis

Visto

Cidadãos brasileiros não necessitam de visto e nem de passaporte para viajar ao Peru a turismo ou negócio, podendo ingressar em território peruano apenas com o RG. Não são aceitas identidades de grêmios profissionais ou outras instituições.

Serviços Consulares

Embaixada do Brasil em Lima
Av. Jose Pardo 850, Miraflores, Lima 18. Apartado Postal 2405
Tel.: (511) 512-0830
Site: www.embajadabrasil.org.pe

Segurança

Em Lima, como em toda grande cidade, há lugares e áreas com certo nível de perigo. Permaneça alerta e tente descobrir se o lugar para onde você pretende ir é arriscado, para evitar qualquer surpresa.

Evite exibir suas joias e não leve carteiras nem bolsas atraentes. Não leve muito dinheiro e, se você tiver uma filmadora ou máquina fotográfica, mantenha ela encoberta o maior tempo possivel.

Cusco é uma cidade relativamente segura, mas como o centro urbano tem se ampliado, a criminalidade aumentou. Infelizmente, os batedores de carteiras e os ladrões ficaram mais comuns em Lima e em Cusco e a pessoa deve tomar precauções, como não pegar um táxi sozinho à noite nem caminhar ao longo de uma rua depois das 22:00h. Objetos como dinheiro e passaporte não devem ser deixados à vista em seu quarto.

Saúde

Atualmente, não se exigem vacinas nem exames médicos para entrar no país. Algumas precauções importantes:

  • No Peru, o sol é muito mais forte em latitudes tropicais. É fácil ficar bronzeado até mesmo em dias nublados. Leve protetores adicionais e use um chapéu. Também evite ficar muito tempo sob o sol, especialmente entre 11h e 14h. Tenha cuidado se fizer viagens de barco, já que o vento e o reflexo do sol na água aumentarão o risco de queimadura solar. Beba muita água.
     
  • Muitos turistas são afetados por problemas estomacais. Para evitar náusea, vômito e diarreia, não consuma legumes crus, saladas e água de torneira. Fruta, somente descascada. Se você ficar indisposto, soluções orais para reidratação podem ser encontradas com farmacêuticos.
       
  • Algumas pessoas podem sofrer desconforto devido à altitude de algumas cidades, sofrendo dores de cabeça, vertigem, mal de estômago e fadiga. Esses sintomas podem ser administrados bebendo muito líquido, reduzindo a bebida de álcool, fazendo refeições leves e descansando.
Clima

Em geral, as condições do clima variam nas regiões diferentes do Peru. A capital Lima é uma cidade de clima temperado, sem fortes chuvas no inverno nem calor excessivo no verão. A média de temperatura no verão, da segunda semana de dezembro até a segunda semana de março, é de 25 °C. No inverno, que é caracterizado pelos dias cinzas, úmidos e nublados, a média de temperatura fica entre 12º C e 15° C.

Na costa, é variado, com um inverno úmido e nublado que estende-se de junho a setembro. Em média, a temperatura mínima é de 14 °C. No verão, as temperaturas são superiores aos 28 °C.

Na montanha, o sol brilha o ano inteiro pelas manhãs, mas a temperatura desce à noite, chegando a uma média de 10 °C. Na floresta, o clima é tropical durante o ano inteiro. Nestes duas regiões, o tempo de chuva começa em dezembro e acaba em abril.

Língua

O castelhano é a língua oficial do Peru e a língua mãe de mais de 80% da população. Existe ainda o idioma "Quechua", adotado por 16,5% dos peruanos como primeiro idioma. O restante dos habitantes fala outras línguas, como idiomas utilizados pelos nativos da Selva Amazônica.

 

Dinheiro

A moeda do Peru é o Nuevo Sol. Estão em circulação moedas de 1, 5, 10, 20, e 50 centavos; 1, 2, e 5 nuevos soles. E as notas em circulação são: 10, 20, 50, 100, e 200 nuevos soles.

Para trocar dinheiro, o mais aconselhável é ir aos bancos ou casas de câmbio que existem em diversos setores da cidade, pois oferecem maior segurança. Os bancos abrem de segunda a sexta-feira das 9h até 17h30min. Alguns bancos abrem aos sábados das 9h às 13h.

Outra moeda de maior aceitação é o dólar americano e de preferência em dinheiro, visto que os cheques de viagem são mais difíceis de trocar.

  

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 - 2017 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.