Freiburg e a Floresta Negra

Freiburg fica entre o Reno e a Schwarzwald (Floresta Negra), numa região de matas densas e pinheiros escuros. Típica cidade medieval alemã destruída por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, hoje, fora do centro, mostra arquitetura avançada e contemporânea, tanto nos edifícios quanto nos espaços abertos.

Freiburg constitui uma entrada natural para a Floresta Negra. A cidade, fundada em 1120 pelos condes Von Zähringen, faz parte de Baden desde 1805. As estreitas valetas, ou Bächle, acompanham as ruas e proporcionam água para apagar incêndios, freqüentes antigamente.

A catedral começou a ser erguida no século 13 em estilo gótico. Münsterplatz, a graciosa praça em frente à catedral, é cercada por casas de períodos distintos.

Concluída em 1520, com arcadas no térreo e frontões ricamente enfeitados, a Kaufhaus era o local de reuniões de mercadores.

 

Informações

Código de acesso: 0761

Centros de Informações: Fica na Rotteckring 14. Saindo da estação, siga em frente por cerca de 300m, logo após a passagem subterrânea sob a rua. Aberto de seg/sex das 9h30-17h30, sábados até 13h, e domingos das 10h-12h. Oferece panfletos de excursões pela Floresta Negra, mapas da região com trilhas de trekking e um mapa razoável da cidade.

 

Na cidade

Freiburg tem apenas uma Bahnhof (estação de trem), que é um prédio moderno a aproximadamente 1km ao sul do centro, conjugado a um hotel da própria Deutsche Bahn (Companhia Ferroviária Alemã). Na frente chegam os ônibus de destinos locais e as linhas municipais. O trânsito é bem organizado: carros, pedestres, bondes e bicicletas convivem sem complicações. O sistema de tram (bonde) está integrado ao de ônibus e oferece uma passagem válida por 1h que precisa ser validada. Você pode também comprar a Tageskarte, bilhete válido por 24h. Bicicletas predominam na paisagem, e podem ser úteis tanto para excursões regionais quanto para se chegar ao distante albergue.

 

Acomodação

Em Freiburg você acha um quarto duplo com café, em casa de família por valores bastante em conta, o que é uma excelente pedida para um casal, pois é o mesmo custo de uma noite no albergue. O CI dispõe de uma lista atualizada das famílias que oferecem o serviço, bem como preços, condições e disponibilidade.

Albergue St Otilien, albergue HI. Kartäuserstrasse 151. Fone 67656, fax 60367. São cerca de 5km ao leste do centro. É melhor pegar o bonde 1 até Römerhof. Atravesse a rua e procure a Fritz-Geiges Strasse. Siga por ela até o fim, passando ao lado de quadras de tênis, até chegar no rio. Alguns metros adiante há uma ponte de pedestres. Cruze-a e siga em frente em direção ao morro, pegue à direita na estrada que segue ao longo dele por mais 200m. Café da manhã simples incluído na diária. Atenção ao curfew às 23h30. Sem lock-out. São 102 quartos com 4 camas e pia dentro. Chuveiro e banheiro são divididos a cada dois quartos. Prédio limpo, moderno, quartos espaçosos, vista para a Floresta Negra.

 

Comes & Bebes

Muitos fast food no centro, Freiburg é grande o suficiente para comportar todas as principais cadeias. Se quiser algo mais consistente, procure os restaurantes, onde um prato de massa com bebida e serviço incluído não sai muito caro.

 

Atrações

O "top" de Freiburg é a Floresta Negra. Para ter uma visão geral do que é, visite o Parque Municipal da Floresta Negra. Há vários acessos para o parque, sendo o principal ao lado da Schwabentor, um monumento tipo Arco do Triunfo localizado no limite nordeste do centro. Se preferir seguir por alguma de suas trilhas, consulte o mapa oferecido no CI para não se perder. Ou você não viu a Bruxa de Blair...?

Münster (Catedral) Mümsterplatz. Abre das 9h-19h. Entrada gratuita. Imensa catedral de pedra, construída ao longo dos séc. 13 a 16. A torre pode ser visitada das 9h30-17h, domingos das 13h-17h, entrada paga. Vista da cidade e da floresta.

Museum für Ur- und Frühgeschichte (Museu de História Primitiva e Antiga). Rotteckring s/n. Em frente ao CI. Aberto de seg/sáb das 9h-17h. Entrada gratuita, com doação obrigatória. Prédio histórico transformado em museu, mostra artefatos dos colonizadores da região (e Europa como um todo) passando pelos romanos e povos germânicos. Legendas e textos em alemão, alguns recursos de multimídia, com opção em inglês.

 

Compras

No centro, perdidas entre as vielas da cidade velha, há lojas de livros e de badulaques antigos com artigos interessantes. Mais para namorar do que para comprar.

 

Floresta Negra

Coberta de pinheiros altos e abetos, a Florestra Negra (Schwarzwald) constitui uma das regiões mais pitorescas da Alemanha. Os destaques são as Schwarzwälder Kirschtorte (bolo floresta-negra), a Kirschwasser (aguardente) e as propriedades terapêuticas das fonts de água.

Todtnau é um centro esportivo e base para caminhadas. Perto dele fica a Hangloch-Wasserfall, uma magnífica queda-d’água. O destaque do resort de Todtmoos é a igreja de peregrinação em estilo barroco, que remonta aos séculos 17 e 18. A cidade sedia corridas de trenós.

No resort de St Blasien situa-se uma abadia beneditina fundada no século IX. A igreja (1783) constitui excelente exemplo do estilo neoclássico precoce.

A principal atração de Furtwangen é o Museu dos Relógios (Uhrenmuseum), que abriga um acervo de 4.000 modelos distintos.

No museu a céu aberto perto de Gutach pode-se apreciar a casa mais antiga da Floresta Negra, Vogtsbauernhof, erguida no século XVI.

 

Floresta Negra

Fonte: www.ottawa.diplo.de

 

Freiburg

Fonte: flickr.com

 

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 - 2017 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.