Hamburgo

Cidade-estado, Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha, com 1,7 milhão de habitantes. Conhecida como a metrópole do norte, é parada habitual entre o continente europeu e os países escandinavos. Seus mais de 1.000 anos contrastam com a arquitetura moderna e arrojada do centro. St Pauli é mais que um santo - aliás, antes pelo contrário -, é o nome de um dos quarteirões vermelhos mais chocantes da Europa.

Durante anos, Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha, foi um importante membro da Liga Hanseática e cidade portuária independente. Em 1945 tornou-se uma cidade-estado da República Federal. Danificada durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade exibe pouco de sua parte antiga. As ruínas da torre da Nikolaikirche servem como lembrança das trágicas conseqüências da guerra. Perto, a Jakobikirche (1340) foi reconstruída e exibe seu estilo original. Na parte interna destaca-se o órgão do século XVII, obra de Arp Schnitger. Outra igreja de destaque é a Michaeliskirche – do alto de sua torre de 132m tem-se lindas vistas da cidade.

A prefeitura de Hamburgo, em estilo neo-renascentista, fica na Rathausmarkt. Ao norte fica o lago Binnenalster. Também nas proximidades está a famosa Kunsthalle, que conta a história da arte européia dos tempos medievais até o século XX. Merece destaque a ala dedicada à pintura romântica alemã do século XIX.

O exemplo mais célebre entre as construções expressionistas da cidade é a Chilehaus (1922-4), de Fritz Höger, na Kontorhausviertel.

O porto de Hamburgo, segundo maior da Europa (menor apenas que o de Roterdã) vale a visita. Há dois interessantes navios-museus ancorados no porto: o cargueiro Cap San Diego e o veleiro Rickmer Rickmers (1896).


Fonte: www.hamburg.citysam.de

 

Informações

Código de acesso: 040

Centros de Informações: Fica na saída principal da estação central (Hauptbahnhof) e abre diariamente das 7h-23h. Também no porto, na St.-Pauli-Landsbrücken, entre os Piers 4 e 5, funcionando das 10h-19h, e de out/mar até 17h30. O Hamburg Card dá direito a descontos em atrações e passe livre no transporte público.

Internet: Cyberb@r, na Karstadt Mönckebergstr., abre de seg/sex das 9h-20h. Escape, na Osterstr. 50, abre diariamente do meio-dia à meia-noite. Fun Club, na Fischers Allee 78, das 14h-1h da madrugada. Match Games, na Rothenbaumchaussee 61, funcionando todos os dias das 14h-24h. Café Online, na Neuer Pferdemarkt 36, de ter/sáb das 14h-20h.

 

Na cidade

Orientação

Hamburgo é cortada pelo rio Elba, sendo famosa por seus canais. Aos que adoram comparações, pode-se ouvir o apelido de Veneza do Norte. As atrações são mais espalhadas do que em outras cidades alemãs, numa área entre a Hauptbahnhof (estação de trem) e o porto.

Chegando e saindo

Trens chegam/saem na Hamburg Hauptbahnhof perto do lago Aussenalster, de/para Hannover, Berlim, Munique, além de Viena, Paris e as capitais da Escandinávia. A estação de ônibus fica na Adenauer Alle (metrô U Hauptbahhof-Süd). Entre outros destinos, é utilizada para trajetos que os trens (diretos) não cobrem, como Amsterdam e Londres.

Circulando

Hamburgo é uma cidade ampla, com uma extensa e moderna rede de metrô, ônibus e tram. Entre meia-noite e 5h da madrugada funcionam as Nachtlinies (ônibus noturnos).

 

Acomodação

Jugendherberge Auf dem Stintfang, albergue HI. Alfred-Wegener-Weg 5. Fone 313488, fax 315407, e-mail: jh-stintfang@t-online.de. Saindo da estação, pegue o metrô U3, S1 ou S3 até Landongsbrücken, suba a ruazinha e vire à esquerda. Diárias em quartos com mais de 6 camas, de 4-6 camas, 2-4 camas, com café da manhã e lençóis incluídos. Tem 360 camas. Lock-out 9h30-11h40. Curfew 1h da madrugada. Lockers no quarto. Oferece lavanderia, sala de TV e sinuca.

Instant Sleep-Backpacker Hostel, albergue independente. Max-Brauer-Allee 277. Fone 43182310, fax 43182311, e-mail: backpackerhostel@instantsleep.de. Saindo da estação Hauptbahnhof, pegue o U3, S11, S21 ou S31 até a parada Sternschanze, e mais 5 minutos de caminhada. Diárias em quartos de 8-10 camas, 4-5 camas, em quartos triplos, em duplos e em single. Lençóis pagos separadamente. Sem curfew. Tem cozinha, lavanderia e acesso à internet.

Se os albergues estiverem lotados: a opção é o HI Jugendgästehaus Hamburg Horner Rennbahn, na Rennbahnstrasse 100 (fone 6511671 fax 6556516).

 

Comes & Bebes

Em Hamburgo não há muitas diferenças de pratos servidos em Berlim ou Munique. Você pode economizar em supermercados, fruteiras, padarias ou nos Imbiss, quiosques com lanches rápidos e baratos.

 

Atrações

St. Michaelis Kirche (conhecida como Michel) Englische Planke 1. Entrada gratuita. Aberta todo dia das 11h-16h30. Esta igreja é o símbolo da cidade e a mais importante em estilo barroco do norte da Alemanha. Construída entre 1751-62 tem 162m de altura. Ostenta o maior sino do país. As visitas à torre e à cripta são pagas.

Hamburg Kunsthalle (Galerias) Glockengiesserwall 1. Diretamente na estação central em direção ao lago. Entrada paga. Abre de ter/dom das 10h-18h, quartas até 21h, fecha segundas. Apresenta obras da Renascença à arte pós-moderna. O prédio anexo, Galerie der Gegenwart (Galeria do Presente), tem arte contemporânea.

Museum für Kunst und Gewerbe Steintorplatz 1. Fica ao lado da Hauptbahnhof. Entrada paga. Funciona de ter/dom das 10h-18h, quintas até 21h, fecha segundas. O museu tem obras européias de várias épocas, exposição asiática, islâmica e de arte antiga. Mas talvez a maior atração seja uma coleção que conta a história da fotografia alemã desde 1900.

Hauptkirche St. Petri (Igreja) Mönckebergstrasse esquina Begstrasse. Perto da estação de metrô Rathaus. Entrada gratuita. Aberto segundas, terças e sextas das 10h-18h30, quartas e quintas até 19h, sábados até 17h e domingos até 18h. Esta igreja luterana é o centro geográfico de Hamburgo. O teto com arcos e abóbadas é sua maior atração.

Rathaus (Prefeitura) Metrô U3 Rathaus. Construída entre 1886 e 1897. São 647 salas, seis a mais que o Palácio de Buckingham em Londres. Visitas em inglês de hora em hora, aberta de seg/qui das 10h15-15h15, sex/sáb das 10h15-13h15. Entrada paga.

Fischmarkt Metrô S1, S3 ou U3. Landungsbrücken. Saindo da estação, caminhe na margem do Elba até o mercado. Das 5 da manhã às 10h, você pode visitar o tradicional mercado de peixe de Hamburgo, ponto de encontro de quem chega da noitada de sábado. Prove alguma das especialidades que dezenas de barracas oferecem, além de conferir artesanato e música ao vivo. Construído em 1703, é o mercado mais velho da cidade.

Museum für Hamburgische Geschichte (Museu da História de Hamburgo) Holstenwall 24. Metrô U3 até St. Pauli. Aberto de ter/sáb das 10h-17h, domingos até às 18h. Entrada paga.

Hamburgisches Museum für Völkerkunde (Museu Etnográfico) Rothenbaumchaussee 64. Metrô U1 Hallerstrasse. Exibições de arte da África, América, Ásia, Austrália e Europa. Entrada paga. Aberto de ter/dom das 10h-18h, quintas até 21h.

St. Pauli ou Zona Vermelha Metrô U3 St. Pauli ou S1 e S3 Reeperbahn. Fica entre a Spielbundenplatz e Hans-Albers-Platz. Apresenta o melhor e o pior da putaria européia, para alemães e turistas, com shows, cabarés, salas de cinema e vídeo, tudo para homens, mulheres, gays, sados e todas as perversões possíveis.

 

Compras

No centro da cidade, entre as ruas Möckebergstrasse e Gänsemarkt, há uma área com ruas para pedestres, com várias lojas de departamento.

 

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2014 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Grupo Virtuous.