Diversão

O povo espanhol orgulha-se de sua herança cultural. Assim como a tradicional dança flamenca e o verdadeiro drama em três atos representado pela tourada (corrida), os teatros e casas de ópera locais proporcionam um dos melhores modos de se aprofundar na cultura espanhola. Muitas atividades começam depois da meia-noite: adote a siesta vespertina para poder aproveitar a vida noturna do país. As regiões montanhosas, as áreas verdes e uma extensa costa oferecem um grande potencial para o contato com a natureza e para quem aprecia esportes.

Guias de programação: para quem entende espanhol, a mais completa publicação sobre o que acontece em Madri e Barcelona é o semanal Guia del Ocio (que sai na sexta-feira em Madri e na quinta-feira em Barcelona). Jornais diários como El País, El Mundo e ABC também têm suplementos semanais dedicados ao entretenimento. Editada em inglês, mensal e gratuito, a publicação In Madrid é encontrada em livrarias e pubs.

Temporadas e ingressos: a principal temporada de concertos e teatro na Espanha vai de setembro a junho. Em Madri, o modo mais fácil de comprar ingressos de teatro, concertos e ópera é pelo telefone: as empresas Casa Madrid e Tel-Entrada aceitam cartão de crédito e não cobram taxas pelo serviço. A agência TEYCI vende ingressos para a maioria dos eventos, mas cobra comissão de 20%. Outra agência que cobre diversos eventos é El Corte Inglês. Em Barcelona podem-se comprar ingressos de teatro nos bancos Caixa de Catalunya ou La Caixa. Os postos de turismo cuidam das vendas para eventos especiais. Em outras partes do país, informe-se no hotel ou no posto de informação turística. Geralmente realizadas entre o meio de março e o meio de outubro, as touradas têm ingressos vendidos sob reserva nas bilheterias (taquillas) da própria arena de touros.

Ópera e Zarzuela: uma visita à capital espanhola não pode Sr considerada completa caso não inclua uma noite na zarzuela, variedade de ópera cômica de Madri. As melhores produções são encenadas no Teatro de La Zarzuela. Outras opções são o Teatro Albéniz e o reinaugurado Teatro Príncipe – Palacio de las Variedades. Vários outros teatros oferecem esse tipo de espetáculo no verão. O melhor local para ver óperas internacionais e nacionais, incluindo as da companhia de ópera de Madri, é o Teatro Real de Madrid. O Teatro Calderón também sedia excelentes espetáculos de ópera moderna e música erudita. O Gran Teatre del Liceu, a ópera de Barcelona, sofreu um incêndio em 1994. Hoje funciona normalmente.

Teatro: entre as casa mais prestigiadas de Madri estão o Teatro de La Comedia e o Teatro Maria Guerrero: o primeiro encena clássicos de dramaturgos espanhóis; o segundo abriga produções estrangeiras e teatro espanhol moderno. O Teatro Muñoz Seca e o Teatro Reina Victoria são especializados em comédias. O Festival de Otoño (que reúne tanto peças clássicas como modernas) é realizado em Madri entre meados de setembro e meados de novembro. Em Barcelona o novo Teatre Nacional de Catalunya é o belo reduto da dramaturgia catalã.

Música Erudita: em Madri, as duas salas de concerto do Auditório Nacional de Música trazem espetáculos internacionais de música erudita. A Orquestra Nacional de España toca aqui regularmente. O recém-renovado Teatro Real de Madrid também abriga concertos eruditos. O modernista Palau de La Música Catalana, em Barcelona, além de uma das mais belas salas de concerto do mundo, tem acústica ímpar.

Touradas: a tourada, um espetáculo ainda muito apreciado em todo o país, não é para pessoas sensíveis. A Plaza de Toros de las Ventas, em Madri, é a mais famosa arena do mundo. Exibe corridas a cada domingo, na temporada de touradas. Durante as Fiestas de San Isidro, em maio, os embates são diários. Algumas das mais importantes corridas da Espanha são realizadas na Maestranza, arena de Sevilha, durante a Feria de Abril (feira de primavera realizada na quinzena posterior à Páscoa). Muitas cidades da Andaluzia têm suas próprias arenas: as melhores são as de Ronda, Córdoba e Granada.

Flamenco: forma musical característica, o flamenco tem suas raízes na cultura cigana da Andaluzia. Porém muitos dos expoentes dessa arte hoje estão sediados na capital. Em Madri, a Casa Patas ainda é o melhor local para conferir o poder genuíno do canto e da guitarra flamenca. Música e dança de qualidade estão no Café de Chinitas. O flamenco é exibido tarde da noite e as casas de espetáculo oferecem um pacote com jantar e show. Na Andaluzia, os visitantes assistem a belas performances nos tablaos (bares de flamenco) do Barrio de Santa Cruz, em Sevilha, e podem ouvir emocionantes canções em bares de outro bairro da cidade, Triana. Uma das mais famosas casas de flamenco em Granada situa-se nas cavernas ciganas de Sacromonte.

Cursos e atividades nas férias: todos os postos de turismo na Espanha podem fornecer detalhes sobre atividades para visitantes em férias. Cursos de culinária, vinhos e pintura, bem como excursões históricas e arqueológicas, são comuns. Amantes da natureza e alpinistas lotam os parques nacionais. Informações sobre cursos de língua espanhola podem ser obtidas no Instituto Cervantes.

Atividades ao Ar Livre: para informações sobre passeios a cavalo ou pônei na maioria das regiões, contate a Real Federación Hípica Española ou os postos de informação turística. Pequenas estradas em muitas partes da Espanha são excelentes para viagens de bicicleta, assim como para caminhadas. A Federación Española de Montaña y Escalada tem dados sobre escaladas e outros esportes de montanha. As estâncias mais procuradas para a prática do esqui são Vall d’Aran, na Catalunha, e Sierra Nevada, perto de Granada. Além da canoagem e do rafting, uma ampla variedade de esportes aquáticod pode ser praticada na Espanha. Os hotéis da costa alugam jetskis e equipamentos de windsurfe. Para mais informações sobre iatismo, procure a Real Federación Española de Vela. A Espanha tem diversos (e bons) campos de golfe e a Real Federación Española de Golf fornece endereços e informações adicionais. Na maioria das áreas turísticas há quadras de tênis com locação por hora. Agentes de viagem fazem programações especiais para aficionados: basta contatar a Real Federación Española de Tenis.

Brasileirada: talvez mais do que os portugueses e disputando com os italianos, os espanhóis sejam o povo mais próximo dos brasileiros. Descontração, informalidade, alegria, pessoas politizadas, de idéias e ações lembram o que temos de melhor. Muitos brasileiros, assim, moram por lá, favorecidos pela proximidade do idioma, e também do clima. Diferente de muitos países europeus, um brasileiro na Espanha não tem nada de mais, longe de ser encarado como um imigrante invasor ou uma rara e exótica espécie étnica do terceiro mundo.

 

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 - 2017 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.