Viagem

Avião: a KLM oferece voos diretos para Amsterdã, com duração de cerca de 12 horas. As companhias Lufthansa, British Airways, Air France, Iberia e TAP, têm opções de voos com conexões em Frankfurt, Londres, Paris, Madri e Lisboa. A maneira mais barata de ir do Aeroporto Schiphol, em Amsterdã, para o centro da cidade é o serviço de trem do aeroporto. Os trens partem para a Centraal Station sete vezes a cada hora, entre 5h40 e 1h. Depois desse horário, de uma em uma hora. A viagem leva 20 minutos. A estação do Aeroporto Schiphol também está conectada a outras cidades da Holanda.

Trem: As ferrovias internacionais oferecem uma viagem rápida e eficiente entre Amsterdã e muitas cidades da Europa. Os trens Thalys de alta velocidade levam duas horas e meia da Centraal Station a Bruxelas, e pouco mais de quatro horas até Paris. O sistema ferroviário holandês, operado pela Nederlandse Spoorwegen (www.ns.nl), cobre uma extensa rede e é um dos mais modernos e eficientes da Europa. A OVR (Openbaar Vervoer Reisinformatie) fornece informações sobre viagens de trem e tarifas especiais, mas não emite bilhetes, que você compra na bilheteria. Se quiser viajar para outro país, visite a agência da Nederlandse Spoorwegen Internationaal, localizada na Centraal Station de Amsterdã.

Ônibus: Embora cansativa, a viagem em ônibus internacionais é uma maneira barata de chegar à Holanda. As empresas Arriva e a Eurolines tem no mínimo duas viagens diárias da Inglaterra para Amsterdã, cruzando o canal da Mancha por ferryboat ou hovercraft. Na Holanda os ônibus são normalmente confiáveis e eficientes. O strippenkaart, um passe disponível em múltiplos de 15, permite viajar de ônibus por todo o país, e de bonde ou metrô nos centros das cidades. A Holanda é dividida em zonas, e cada unidade do passe dá direito a viajar por uma delas. Compre nas agências da VVV, bancas de jornal ou estações de trem e ônibus.

Ferryboat: As empresas de ferryboat que oferecem transporte para carros e passageiros do Reino Unido para a Holanda são a P&O Ferries (www.poferries.com), com viagens diretas de Hull para Roterdã, e a Sea France (www.seafrance.com), que liga Dover e Calais, na França. A P&O faz viagens regulares de Hull para Zeebrugge, na Bélgica.

Carro: Graças a um sistema rodoviário em constante expansão, é fácil chagar à Holanda de qualquer parte da Europa. Na Holanda, as principais rodovias (assinaladas com N) em geral são bem conservadas, mas as estradas secundárias (assinaladas com A) têm pistas estreitas, sinais de tráfego e, às vezes, não tem acostamento. Nas cidades, principalmente em Amsterdã, tenha cuidado com os ciclistas e os bondes. As locadoras de veículos têm agências em Amsterdã e no Aeroporto Schiphol, mas as empresas locais são bem mais baratas.

Acomodação

Em Amsterdã encontra-se todo tipo de hotéis, desde luxuosos cinco-estrelas a albergues baratos. Entre os dois extremos, há muitos B&B (bed & breakfast) instalados em lindas casas ao longo dos canas, cujo interior foi preservado no estilo do período. O padrão hoteleiro da Holanda é geralmente elevado, e os preços são comparáveis aos de outros países da Europa Ocidental.
Albergues IHH são a versão holandesa dos HI, mantendo o mesmo estilo: limpos, grandes, modernos, cheios de normas e pouco pessoais. Geralmente aceitam reservas e não dão colher de chá pra quem não tiver.

Albergues independentes têm em abundância e muitos nasceram do típico "narcoturismo" de Amsterdã, na proporção em que os coffee shops começaram a proliferar. Bastante informais, costumam ser o oposto dos IHH: poucas regras, enjambrados em um prédio velho, com algum bar aberto o maior tempo possível. Costumam permitir o consumo de álcool e alguns toleram a maconha em pequena escala.

Em Amsterdã e outras cidades maiores você pode encontrar também quartos de aluguel. A atividade é ilegal, e por isso, não há anúncios do serviço, que é realizado boca a boca, geralmente nas estações. Uma pessoa de aparência nem sempre convidativa pára os mochileiros oferecendo um lugar para dormir. Se não tiver outra opção de acomodação, você pode ir checar o local sem nenhuma obrigação de ficar. Os preços às vezes são bem mais em conta que os albergues. Esta alternativa é mais aconselhável se você estiver viajando em grupo. Sozinho, é melhor ficar em albergue ou outra hospedagem mais tranqüila, ainda que mais cara. Este é o caso dos Hotéis e dos Bed & Breakfast. Para este último, pegue sugestões nos CIs ou VVVs.

Comes & Bebes

As influências externas são grandes. Da Bélgica ou França, batatas fritas fazem parte do cardápio cotidiano. Bastante comum serem servidas em cones de papel, repletas de maionese ou outro molho multicolorido. Como na Inglaterra, peixe também é um prato tradicional, destacando-se o arenque cru. De lugares como a Turquia ou sudeste asiático vêm comidas bastante temperadas. Até mesmo a carne, vinda da Argentina, é popular, especialmente em Amsterdã. Cerveja vem às pencas da Alemanha.

Dicas: o tradicional café holandês é uma espécie de pub, com seus móveis de madeira escura, teto baixo, iluminação suave e fumaça de cigarro. É um local acolhedor, quase sempre ponto de encontro da vizinhança. Há centenas de cafés em Amsterdã, mas um dos melhores é o pequeno e típico ‘t Doktertje (www.cafe-de-dokter.nl).

Para muitos turistas, uma estada em Amsterdã não estará completa sem uma visita aos coffee shops, um outro tipo de café, onde se pode comprar e fumar maconha. Embora tecnicamente ilegal, a venda de drogas leve, desde que discreta, é tolerante pelas autoridades holandesas. O Siberië (www.coffeeshopsiberie.nl) é um lugar pequeno e descontraído, enquanto The Bulldog (www.thebulldog.com/coffee-shops.htm) é mais comercial e vive cheio de turistas.

 

  

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 - 2017 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.