Milão

Milão (Milano, em italiano) é a segunda maior e a mais moderna cidade da Itália com 1,3 milhões de habitantes. Uma das grandes capitais internacionais da moda e do design. Muito de seu enfoque turístico reside nestas indústrias, atraindo profissionais, turistas e consumistas de plantão, sedentos pelas mais caras e famosas grifes e as últimas tendências. Mas nem só de negócios vive Milão. Quem se arriscar a conhecê-la vai encontrar uma agitada vida noturna, bons museus e várias igrejas, incluindo a gótica mais antiga do país.

 

Informações

Código de acesso: 02

Centros de Informações: O principal APT está localizado na Via  Marconi 1, no Palazzo di Turismo na Piazza del Duomo, à direita olhando para a catedral. Aberto de seg/sex 8h45-13h e 14h-17h45, sábados e domingos 9h-13h e 14h-16h45. Com informações locais e regionais, peça pelo guia gratuito Milan is Milano. Há outro Centro de Informação na Stazione Centrale, aberto de seg/sáb 8h-19h, domingos 9h-12h30 e 13h30-18h.

Na cidade

Orientação

Milão é uma cidade grande, mas seu centro histórico concentra-se ao redor da catedral, onde também ficam os principais pontos turísticos.

 

Chegando e saindo

O aeroporto internacional é o Malpensa (www.sea-aeroportimilano.it) a 50km noroeste de Milão. Os ônibus Air Pullman fazem a conexão até a Piazza Luigi di Savoia, a oeste da Stazione Centrale, a cada 30 minutos das 6h30-17h30, com pausa entre 12h-15h (50 minutos de viagem) e a cada 1 hora das 17h30-20h30. Outro aeroporto é o Linate, a aproximadamente 7km leste da cidade.

Não há uma estação de ônibus central em Milão; muitos saem da Stazione Centrale ou da Piazza de Castello (metrô Cairoli). Vale a pena checar no APT.

A Stazione Centrale fica na Piazza Duca d'Aosta, com trens para Veneza (3h), Florença (2h½), Gênova (1-2h), Roma (4-5h), e também para as maiores cidades da Europa. Informações podem ser obtidas no movimentado escritório de informações da estação, das 7h-23h. Ainda na estação existem serviços de bagagem (aberto 24h). Trens regionais param em Stazione Porta Garibaldi e Stazione Nord em Piazzale Cadorna na linha de metrô MM2.

 

Circulando

O melhor é conhecer Milão caminhando. Se precisar, o metrô alcança os principais pontos. Da estação de trem chega-se ao centro pelo metrô (Metropolitana ou MM) em uma de suas 3 linhas. A linha MM3 conecta a estação de trem até o Duomo ou ônibus 60. A linha vermelha MM1 é a maneira mais prática de ir até ao centro. A companhia de ônibus da cidade chama-se ATM, com seu escritório em Piazza del Duomo, na estação de metrô. O ticket deve ser comprado antes de entrar no ônibus (em tabacarias, bancas de jornal ou nos principais terminais) e validado na máquina laranja, valendo por 75min para ônibus ou 1 viagem de metrô.
Para circular, visite www.atm-mi.it

 

Acomodação

Milão é uma cidade cara para dormir, além de estar sempre cheia. Fora o albergue, não há opções realmente econômicas. Acomodações mais em conta ficam ao redor da Stazione Centrale, mas não é exatamente a área mais tranqüila da cidade e a qualidade varia.

Ostello Piero Rotta (www.ostellomilano.it) Via Salmoraghi. Fone 39267095. Pegue MM1 até a parada QT8 e siga as indicações. Diária com café da manhã incluído. Quartos com 6 camas. Curfew 24h. O lugar fecha das 9h30-15h30. Lockers no corredor. Tem ainda bar e lavanderia. Não é a melhor localização da cidade.

Hotel Aurelia (www.hotelaurelia.it) Perto da estação (300m), Via Piccinni 25. Fone/fax 29527052/20409294. Metrô Loreto. Saindo da estação, cruze a Piazza San Luigi di Savoia, pegue à direita no correio, na Via Pergolesi que cruza a P. Caiazzo e a Corso Buenos Aires, onde muda para Via Piccinni. Diária sem/com banheiro. É limpo, organizado, com TV e telefone nos quartos.

Hotel Kennedy (www.kennedyhotel.it)  Viale Tunisia, 6 - 6º andar. Fone/fax 29400934. Diária para uma e duas pessoas, com/sem banheiro. Local simples. A recepção fecha à meia-noite, mas não há curfew. Lockers individuais em cada quarto.

 

Comes & Bebes

Em Milão, há muitos bares que vendem sanduíches. Restaurantes em geral são caros e sofisticados. Os maiores mercados estão ao redor de Via Fuché e Viale Papiniano às terças e sábados e na Piazza Marabelo nas segundas e quintas. Fieira de Sinigallia, uma feira de 400 anos, aos sábados em Darsena, um canal que fica no distrito de Navigli. Tente também Standa, supermercado perto do Duomo em Via Torino 45, no térreo de uma loja de departamentos. O Ristorante di Gennaro, na Via Santa Radegonda 14, tem uma boa pizza. Popular entre estudantes e jovens é o tradicional Luini, restaurante de fast-food, que vende panzerotti de mozzarella, tomate e alho. Fica na Via Santa Radegonda, 16. A Gelateria Viel, em Via Marconi 3E, tem sorvete de frutas e frullati.

 

Atrações

Duomo É o marco geográfico do centro de Milão, e um ótimo ponto para começar um tour pela cidade. Abre diariamente das 7h-19h de jun/set, de out/maio das 9h-16h. É uma criação gótica e a terceira maior igreja do mundo, com mais de 3400 estátuas e uma fachada tumultuada por pilares e estátuas. Entrada paga para subir na torre.

Teatro La Scala Famosa casa de ópera, onde já se apresentaram Maria Callas e outras celebridades, conhecido como La Scala. Foi inaugurada em 1778. Dentro do teatro está o interessante Museo Teatrale La Scala. Aberto todos os dias das 9h-12h e 14h-17h30, no verão também aos domingos. Entrada paga. Você encontra pertences de famosos artistas que lá se apresentaram, como o cabelo (ou seria peruca?) de Mozart, por exemplo.

Galeria Vittorio Emanuele II Galeria de lojas e cafés caros, dividida em 4 corredores. Siga a lenda: dê três voltas em cima da pintura do boi no chão da galeria e faça um pedido.

Pinacoteca de Brera Via Brera, no Palazzo di Brera. Aberto de ter/sáb das 9h-21h45, domingos até 12h45 e 14h-19h45. Entrada paga. Grande coleção de pinturas incluindo a famosa obra de Mantegna "Cristo Morto". Obras de Caravaggio, Bellini e Rafael.

Cenacolo Vinciano (Sala de Exposição) Ao lado da Chiesa di Santa Maria delle Grazie. Estação do metrô Cairoli. No verão, é aberto de ter/sex 8h-21h, sábados 9h-24h e domingos 9h-20h. Entrada paga. Imperdível, é onde está exposta "A Última Ceia" (L'ultima Cena) de Leonardo da Vinci.

Museo Nazionale della Scienza e della Tecnica Leonardo da Vinci Via San Vittore 21, travessa de Via Carducci (metrô MM1 San Ambrogio, ou ônibus 50 ou 54). Exibe as idéias e invenções de Leonardo. Aberto de ter/sex 9h30-16h50, sáb/dom 9h30-18h20. Entrada paga.

Castello Sforzesco Metrô Cairoli. Vasta coleção de esculturas incluindo a "Pietá Randonini" de Michelangelo. Aberto de ter/dom 9h30-17h30, entrada gratuita. Saindo do castelo, dê uma volta no parque em frente. Não é muito limpo, mas ainda assim é bem bonito.

 

Diversão

O Teatro La Scala não é barato, mas 45 minutos antes da cada apresentação, entre dez/jun há ingressos em promoção. A principal época para concertos e shows começa em outubro. Para maiores informações consulte o posto de turismo. Em mar/abr e out/nov há concertos de órgão na igreja de San Maurizio no Monastero Maggiore, na Corso Magenta 15.

Uma boa área para passar a noite é a região de Navigli, bem animada, com vários cafés, sorveterias e bares. Via Brera também é uma opção, mas é mais sofisticada. Jovens vão muito para a região ao redor de Porta Ticinese e Piazza Vetra, onde há várias choperias (birrerie).

 

Compras

Muitas grifes de Milão ficam na Via Monte Napoleone, Via Borgospesso e Via della Spiga. Há muitas lojas também na Corso Buenos Aires (mais baratas). Mercado de pulgas em Viale Gabriele d'Annunzio todo sábado e de antigüidade em Brera na Via Fiori Chiari no terceiro sábado do mês. Livraria: American Bookstore, Via Campiero 16.

Para mais informações, visite www.comune.milano.it

 

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 - 2017 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.