Você está em África > Marrocos

Marrocos (continuação)

Compras

Fazer compras no Marrocos pode ser muito divertido. Ficar pechinchando nas tendas dos mercadores por um tempão será uma lembrança muito peculiar de sua viagem. Como uma alternativa, você pode ir às lojas de souvenir do governo nas principais cidades, chamadas Ensemble Artisanal. Seguem algumas sugestões que costumam agradar a maioria dos viajantes:

Tapeçaria: Tapetes são produzidos em várias regiões do Marrocos, e a beleza desta arte milenar de tecer cores e formas é impressionante.

Kilims: São tapetes também originários dos povos nômades, mas são feitos de lã e sempre foram considerados os "primos pobres" dos tapetes orientais.

Couro: Artigos em couro não são caros no Marrocos. Os itens mais populares são cintos, bolsas e as barboushes (sandálias típicas).

Roupas: A indústria têxtil sempre foi um dos principais setores produtivos do Marrocos. Muitos viajantes escolhem levar para casa um jallabah, que são as togas tradicionais com capuz, bastante populares.

Narguilé: Aquele instrumento usado para fumar, onde a fumaça passa por um recipiente de água para ser resfriada e não ferir a garganta. Ele é encontrado em várias formas e tamanhos.

Cerâmicas: O artigo mais popular do artesanato em cerâmica são os pratos, pintados à mão em belíssimas cores e padrões. Podem ser úteis para colocar alimentos neles, mas alguns são exclusivamente decorativos.

Joias: vendidas pelo peso, com uma pequena quantia adicionada pelo trabalho do ourives. As peças mais populares são aquelas com desenho inspirado nos povos berberes.

Cedro: vasta variedade de esculturas e outros trabalhos artesanais feitos com esta madeira.

Comunicação

Telefone: Há telefones públicos nos centros das cidades, mas os telekiosques são também bastante usados. O prefixo internacional é +212, porém o preço das chamadas é relativamente caro.

Números úteis: Polícia: 19; Bombeiros: 15; Serviço de Emergência das Auto-estradas: 177; Informação: 160; Informação Internacional: 120; Telegramas e telefones: 140; Intercidades: 100.

Correio: o serviço postal é normalmente confiável. Para receber correspondências, você vai precisar de identificação, de preferência o passaporte.

Internet: o sinal Wi-Fi de internet dos hotéis nem sempre é de boa qualidade e em muitos casos está limitado às áreas próximas à recepção. No entanto, a Internet é muito utilizada no Marrocos e por isso está disponível em diversos cyber cafés, que ficam abertos até tarde. Normalmente, situam-se próximos dos telekiosques.

  

Como referenciar: "Marrocos - Compras" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2019. Consultado em 19/09/2019 às 02:26. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/africa/marrocos/p2.php