Você está em Europa

Itália

Durante séculos, a Itália atraiu pessoas que buscavam cultura e aventura. Poucos países podem competir com suas origens clássicas e suas tradições musical, literária, arquitetônica e artística – ou com os prazeres de sua mesa.

Após a Segunda Guerra Mundial, o país transformou-se numa das dez maiores economias do mundo, mas conserva costumes e tradições, bem como a herança rural.

Talvez com nenhum outro país europeu tenhamos nós, brasileiros, uma relação tão intensa como com a Itália. Da gastronomia à religião, do tipo gesticulador e escandaloso à elegância e ao charme da moda internacional, dos personagens das novelas de TV à histórica rivalidade do futebol (Paolo Rossi é um nome que ainda está em nossos caderninhos...), a Itália é um país que definitivamente merece ser visitado - e não nos deixará impassíveis.

Será inevitável comparar: ou por que se come melhor a própria comida italiana em São Paulo ou o trânsito de Roma é pior que o do Rio, ou o mafioso sul do país é tão perigoso quanto qualquer cidade brasileira. Opiniões à parte, existe um encanto exclusivo ao território italiano: Veneza é única no planeta (apesar de toda cidade com alguns canais ser chamada de Veneza do norte, Veneza do sul, etc.); Florença é uma fonte de arte, cultura e arquitetura e Roma é uma aula de história viva.

Na verdade, cada região tem uma riqueza absoluta e nada é mais oportuno do que viajar exclusivamente para a Itália, passando um tempo em cada canto com a mesma energia e vivacidade que, brasileiros nos desculpem, ninguém tem como os italianos.

Acomodação Diversão
Clima Língua
Comes & Bebes Saúde
Compras Segurança
Comunicação Serviços Consulares
Dicionário Viagem
Dinheiro Visto

Exibir mapa ampliado

Cidades

AssisLucca Ravenna
ArezzoMântua Roma
BolonhaMilão San Gimignano
CapriMonte Etna Siena
Costa AmalfitanaNápolesSiracusa
FerraraPádua Taormina
FlorençaPalermo Turim
GênovaPenínsula de PortofinoUrbino
Lago di ComoPerúgia Veneza
Lago GardaPisaVerona
Lago MaggiorePompeia Vicenza

Quando viajar

Ao planejar sua viagem à Itália, lembre-se de que o país é um dos destinos turísticos mais movimentados do mundo. Roma, Florença e Veneza ficam lotadas de março a outubro e convém reservar hospedagem com antecedência. Em agosto, as cidades em geral ficam mais calmas e os balneários marítimos lotados. Junho e setembro podem ser tão quentes quanto o alto verão, sendo que as praias ficam mais vazias. Se quiser esquiar, viaje entre dezembro e março.

Organize sua viagem

A Itália é marcada por um grande contraste entre a região norte, fortemente industrializada, e o sul, agrícola e mais pobre. Seu território é dominado por montanhas - Alpes e os Apeninos - com uma única grande planície, no vale do rio Pó, e as ilhas da Sícilia e da Sardenha, no Mar Mediterrâneo. Durante o Renascimento, tornou-se um centro artístico, científico e cultural, com Giotto, Leonardo da Vinci, Michelangelo e outros expoentes.

A rica história aliada à beleza da paisagem e aos 8 mil quilômetros de costa, transforma o país num dos principais pontos turísticos do planeta. O patrimônio de Roma, a grandiosidade do Vaticano, o charme de Veneza, a vibração de Nápoles, o cosmopolitismo de Milão, o encanto de Florença e todas as tipicidades de sua região, a Toscana, enfim... qualquer cidade e região italiana pode surpreender, seja com magníficos museus, ruas elegantes ou um povo exagerado.

Como referenciar: "Itália" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2019. Consultado em 19/09/2019 às 02:14. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/italia/