Você está em Europa

Alemanha

A Alemanha talvez seja o país mais marcante na história do continente europeu. Repleta de contrastes, mescla o medieval com o moderno, a música clássica com o techno, vilarejos típicos com grandes metrópoles. Tem um roteiro turístico particularmente interessante: a Rota Romântica, que começa na cidade de Würzburg, passando por castelos, vinhedos e paisagens de cinema, e vai até Füssen, quase na fronteira com a Áustria, cobrindo 350km.

Além destas, são muitas as cidades que merecem uma visita: Colônia, cidade da catedral que abrigou a população enquanto era bombardeada; Wittenberg, terra de Martinho Lutero, berço do protestantismo; Berlim, a capital, centro de duas guerras mundiais e que tem em cada esquina um pouco da história do país.

Algumas cidades ainda mantêm o aspecto medieval, como Rothenburg, contrastando com a modernidade de outras, como Frankfurt/Main. O sul tem a Floresta Negra (Schwarzwald) e castelos e paisagens inesquecíveis que inspiraram os mais famosos contos de fadas. Acima de tudo, viajar pela Alemanha tem sua recompensa, principalmente para os apreciadores de cerveja.

Acomodação Diversão
Clima Língua
Comes & Bebes Saúde
Compras Segurança
Comunicação Serviços Consulares
Dicionário Viagem
Dinheiro Visto

Exibir mapa ampliado

Cidades

Bayreuth Mainz
Berlim Munique
Bonn Münster
Bremen Neuschwanstein
Colônia Nuremberg
Dresden Passau
Dusseldorf Rothenburg ob der Tauber
Frankfurt Rota Romântica
Freiburg im Breisgau Stuttgart
Hamburgo Trier
Hanôver Vale do Mosela
Heidelberg Vale do Reno
Koblenz Weimar
Lago Constança Würzburg
Leipzig  
Lübeck  

Quando viajar

O clima na Alemanha é agradável. Para conhecer cidades e monumentos históricos prefira viajar na primavera ou no início do outono. Julho e agosto são ideais para relaxar à beira do mar, nas regiões de lagos ou nas montanhas. Se você passar pela Baviera na segunda metade de setembro, terá a oportunidade de participar da Oktoberfest, festa anual da cerveja, aberta a todos os visitantes. Em dezembro a atenção fica voltada para as compras de Natal, enquanto no inverno o mais interessante é esquiar na Floresta Negra, nos Alpes ou nas montanhas do Harz.

As estradas ficam congestionadas nas férias escolares, em épocas diferentes em cada estado, e nos feriados prolongados, como Páscoa, Pentecostes e outras datas nacionais.

Organize sua viagem

Os visitantes que desejam apreciar as paisagens alemãs viajam para a Floresta Negra, o vale do Reno ou os Alpes bávaros. A Alemanha possui a melhor rede rodoviária da Europa, proporcionando fácil acesso aos pontos turísticos. Entre as cidades mais frequentadas estão Berlim, por ser uma metrópole em transição desde a reunificação em 1990, e Munique, capital histórica do Império da Baviera. O leste, aberto hoje em dia ao turismo, oferece muitas atrações – em especial a cidade de Dresden, reconstruída após a Segunda Guerra.

Não deixe de visitar os cartões-postais do país, mas reserve um tempo para descobrir alguns segredos na Alemanha. Munique, Colônia e Berlim já estão no seu roteiro? Ótimo. Mas e Lindau e Dresden? Sempre é bom sair do inevitável circuito turístico, onde o preço é maior e qualquer acomodação pode lotar num piscar de olhos. Outras dicas são a região de Cottbus (leste do país), conhecida como a terra do pepino, e um passeio por Lübben, que pode ser o seu contato mais próximo com a natureza de uma Alemanha rural e bucólica. Freiburg, bem ao sul, tem os traços de uma cidade pequena, porém cosmopolita. No outro extremo, no ponto mais setentrional do país, a curiosa ilha de Rügen, é cercada de planícies, campos e praias de nudismo. Onde quer que você esteja, procure absorver mais da história deste país que profundamente marcou e se confunde com as recentes páginas do século 20.

Como referenciar: "Alemanha" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2019. Consultado em 22/11/2019 às 04:53. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/alemanha/