Você está em América do Sul > Peru

Peru (continuação)

Compras

O Peru é um verdadeiro paraíso para as compras. Há uma grande variedade de artigos, sobretudo artesanato. Os preços são vantajosos e a pechincha é bastante praticada, então não sinta vergonha de pedir descontos. Em Lima, é possível adquirir a maioria dos produtos produzidos nas diferentes regiões do país. Existem mercados de rua e shoppings bem completos, com lembranças e artigos para todos os bolsos e gostos.

Entre os produtos mais cobiçados, e encontrados em todo lugar, estão as famosas capas e casacos. Outros artigos bastante procurados são os ponchos, luvas, chullos (gorros), meias, mochilas e coletes.

A cerâmica é o outro produto muito vendido no Peru. Em Cusco, prevalece a cerâmica que reproduz os motivos incas, sobretudo aríbalos, uma espécie de recepientes apresentados em grande variedade de tamanhos. Ayacucho, em troca, é considerado como um dos centros mais importantes, graças à sua produção em quantidades industriais de cerâmicas utilitárias, apitos (conjunto de cinco músicos), brinquedos, pratos matrimoniais, figurinhas de igrejas, etc.

Se você gosta de música, pode comprar um charango, com concha de tatu, flautas de pan, sanfonas, quenas ou sikus elaborados com cana de bambú ou ocarinas com forma ovalada, fabricadas em barro e pintadas com diferentres motivos.

Os tapetes peruanos também são muito famosos. Em geral são feitos com lã de ovelha. Há também de alpaca, porém são bem mais caros. Destacam-se pelos desenhos, especialmente o que reproduz quadros de mulheres andinas de costas, casas baixas de povoados serranos ou dos monumentos incas.

Já a joalheria se destaca pelos trabalhos que imitam os desenhos das joias encontradas em Sipán, com brincos, braceletes, colares e brincos. Em Nazca encontram-se bons trabalhos em prata que reproduzem as famosas e misteriosas "linhas". Porém, ao longo do país encontrará numerosos locais que oferecem a mais variada bijouteria.

Por último, deixe-se cativar pelas pinturas peruanas, sobretudo as aquarelas, que são verdadeiras obras mestras à preços muito acessíveis. Evite comprar objetos fabricados com penas, carapaças de tartaruga, ossos ou couros de animais selvagens ou em perigo de extinção, assim como peças pré-colombianas, para evitar riscos na alfandega.

Comunicação

Uma ampla rede telefônica garante os serviços de longa distância nacional e internacional em telefones públicos e privados. Os códigos dos países e das cidades normalmente estão anotados nas cabines telefônicas.

Para ligações internacionais, disque: 00 + código do país + código da cidade + número telefônico.
Para ligações nacionais, disque: 0 + código da cidade+ número telefônico.

Os telefones públicos aceitam moedas e cartões, que são vendidos nos quiosques e supermercados. Verifique se está adquirindo o cartão da companhia telefônica que deseja. Dos orelhões não é possível fazer ligações a cobrar. Para obter informação dos números telefônicos: disque 103 (atendimento em espanhol).

Da mesma forma, a Internet está bastante presente no país. Existem diversos ponto normalmente chamados de "cabines Internet", nos quais se pode acessar a rede pagando pouco mais de 1 dólar por hora.

  

Como referenciar: "Peru - Compras - Comunicação" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2021. Consultado em 15/06/2021 às 13:23. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/america_do_sul/peru/p2.php