Rota Romântica
A Estrada  Romântica (Romantische Strasse), a partir de Würzburg rumo ao sul na direção de  Füssen, na fronteira com a Áustria, deve seu nome às dezenas de cidades,  vilarejos e castelos medievais que existem ao longo de seus 290km e não propriamente  às paisagens entre eles. Por isso é uma pena que algumas pessoas se espremam  nos ônibus de turismo dispostas a ver tudo num único dia. Elas não compreendem  a essência do que torna esse passeio uma experiência única – a sequência de  pequenas cidades, pérolas de um colar, que merecem ser apreciadas co toda  calma. Antes mesmo de você partir, uma visita a Würzburg e ao seu glorioso  palácio barroco dará tom certo à sua excursão. Fruto da associação de uma  grande riqueza com o brilhantismo do arquiteto Balthasar Neumann, o Residenz  foi encomendado em 1720 pelos poderosos bispos-príncipes, amantes da boa vida  que iriam usá-lo como residência, sem verem nenhum conflito entre seu ofício  religioso e a flagrante ostentação. À entrada do palácio, uma monumental  escadaria arqueada, a maior do país, é um lembrete não muito sutil de que você  está numa das mais suntuosas construções da Europa. Como toque final, Giovanni  Tiepolo foi chamado de Veneza para decorar a parte do teto acima da escadaria –  e outras mais – com afrescos coloridos. O artista se superou na originalmente  rebuscada Sala do Trono – os detalhes de estuque e a arquitetura grandiosa  ganharam ainda mais realce com seu trabalho, que criou um ambiente etéreo,  opulento e mágico. 
  
Se tanta  grandiosidade o deixar tonto, recupere as forças saboreando amostras dos vinhos  brancos locais na aconchegante taberna que há na adega do Residenz. Parta então  para Rothenburg ob der Tauber (Castelo Vermelho às margens do Tauber), a mais  bem preservada cidade medieval da Europa. De fato, ela é uma típica atração  para turistas, mas, ainda assim, maravilhosa: flores se esparramam das  jardineiras nas sacadas, há casas revestidas com detalhes de madeira, alamedas  pavimentadas com pedras antigas, muralhas com mais de 1,5km de extensão e uma  prefeitura do século XIII.
A beleza,  a história e o charme de Rothenburg encontram eco no mundialmente conhecido  Hotel Eisenhut – talvez você nunca queira sair do saguão, onde há vestígios de  uma capela do século XII. Essa construção é mantida pelo bisneto do seu  proprietário original, que em 1876 começou a oferecer quartos a viajantes,  fundindo quatro casas da nobreza do século XVI na antiga praça do mercado. O  salão de jantar, com três andares, é um dos mais disputados da cidade, pelo  menos até a chegada do verão, quando todos se dirigem para uma área pavimentada  à beira do rio Tauber. Esse hotel é o lugar ideal para quem está realizando o  passeio pela Rota Romântica, e muitas pessoas o consideram o melhor do seu  gênero na Alemanha. No dia seguinte, parta para Dinkelsbühl, uma versão menos  ostensivamente turística do que Rothenburg. Passe em Nördlingen a tempo de  ouvir o leiloeiro público do alto da torre da igreja e visite o melhor exemplo  de arquitetura barroca, Wieskirche, que se destaca em meio a um prado alpino.  Comece e termine sua experiência em grande estilo, conhecendo os dois castelos  do perturbado rei Ludwig, Hohenschwangau e Neuschwanstein, que, ao sul,  finalizam a Rota Romântica. 
Palácio  Residenz de Würzburg
 
Fonte: www-users.rwth-aachen.de
Vinha da  Região Vinícola da Franconia
 
http://gogermany.about.com/
Rothenburg ob  der Tauber 
 
http://gogermany.about.com/
Wieskirche 
 
Fonte: www1.ocn.ne.jp
  
  Lago  “Alpsee”
  
 
  http://gogermany.about.com/
Neuschwanstein 
 
Fonte: greyfalcon.us/restored






























