Weimar
Weimar  floresceu particularmente como duque Carlos Augusto e sua mulher Ana Amália, no  século 18. Viveram aqui Goethe, Schiller e Nietzche, além de artistas da  Bauhaus , fundada na cidade em 1919.
  
Weimar é  uma cidade relativamente pequena, e a maioria de seus museus fica perto do  centro. Ao norte encontra-se o Neues Museum, que possui enorme acervo de arte  moderna. Perto dele há o Stadtmuseum, dedicado à história da cidade, enquanto o  Goethe- Museum expõe artigos ligados ao famoso escritor.
O neoclássico  Deutsches Nationaltheater, de 1906-7, foi palco da estreia de Lohengrin, de  Wagner. Em 1919, o Congresso Nacional ocupou o edifício e aprovou a nova  Constituição da República de Weimar.
O palácio  ducal, Weimar Schloss, possui interiores originais e pinturas de Peter Paul  Rubens. Também chamada de Grünes Schloss (castelo verde), a Herzogin-  Anna-Amalia Bibliothek tornou-se a biblioteca da duquesa em 1761-6. Tem um  maravilhoso interior rococó.  
Localizada  no Parque Belvedere, a residência ducal de verão, Schloss Belvedere (1761-6),  possui acervo de arte decorativa do período rococó e uma coleção de veículos  agrícolas. 
Herzogin- Anna-Amalia Bibliothek
  
 
  Fonte: commons.wikimedia.org
   
  Schloss Belvedere
  
 
  Fonte: www.panoramio.com






























