Würzburg
Erguida  às margens do rio Main, Würzburg ocupa o posto de importante centro cultural e  comercial e produz excelentes vinhos.
  
A  principal atração da cidade é o Residenz, residência dos príncipes-bispos de  Würzburg desde 1744. O ponto alto deste palácio barroco é a imensa Treppenhaus  (escadaria), de Balthasar Neumann (1687-1753). Sobre ela fica um maravilhoso  afresco, obra do veneziano Giovanni Battista Tiepolo. Antes que o Residenz  fosse construído, os príncipes-bispos residiam em uma fortaleza, a Festung  Marienberg, erguida em uma colina em frente ao rio em 1210. O Museu  Franconiano, que fica na fortaleza ilustra a história da cidade e expõe obras  do escultor alemão Tilman Riemenschneider (1460-1531). 
A  catedral de Würzburg, Dom St Kilian, data de 1045 e é uma das maiores igrejas  românticas do país. Ao norte dela está situada a basílica Neumünster, do século  11. A imponente cúpula em estilo barroco e a fachada de arenito vermelho datam  do século 18. A notável Rathaus, do século 13, possui uma torre em estilo  renascentista tardio, adicionada em 1660. 
Residenz  Würzburg
 
Fonte: www-users.rwth-aachen.de
Festung  Marienberg
 
Fonte: commons.wikimedia.org
Dom St  Kilian
 
Fonte:  fr.wikipedia.org/wiki/Cathédrale_Saint-Kilian_de_Wurtzbourg






























