Você está em Europa > Grã-Bretanha

Stonehenge

Erguido em várias etapas a partir de 3000 a.C., Stonehenge é o monumento pré-histórico mais famoso da Europa. Este ainda pode ser o tipo de lugar mágico, mítico e misterioso como provavelmente pretendiam seus criadores, mas apenas se o visitante conseguir enxergá-lo entre dois ônibus de escursão.

Stonehenge foi concluído por volta de 1250 a.C. Apesar da crença mais difundida, não é obra dos druidas, que viveram na Inglaterra somente mil anos mais tarde. Ninguém sabe quem ergueu Stonehenge nem por que (as teorias incluem de criaturas alienígenas, rei Arthur e Merlin e até os habitantes da Atlântida), ainda que seja praticamente certo que esse formidável agrupamento de pedras cuidadosamente dispostas tenha sido usado para rituais e cerimônias relacinadas ao Sol e as mudanças de estação, devido ao que leva a crer a disposição circular das pedras.

A grandiosidade de Stonehenge torna-se mais notável considerando que as ferramentas disponíveis na época eram feitas de pedra, madeira e ossos. Algumas das pedras pesam até 50 toneladas – estima-se que para arrastar cada uma delas até sua posição teriam sido necessários cerca de 1.000 homens. Estudiosos discordam sobre a origem das pedras (alguns dizem que são do sul do País de Gales) e sobre como chegaram à planície de Salisbury.

A partir do século XVII ganhou força a crença de que o círculo formado por elas tinha alguma relação com os druidas celtas. Desde então essa opinião persiste, mesmo que já tenha sido provado que esse monumento antecede em pelo menos 1.500 anos o culto sacerdotal da Idade do Ferro.

Pesquisadores acreditam que a colocação das pedras pode ter ocorrido em três estágios (dois deles nunca teriam sido concluídos), num alinhamento que só foi possível com a colaboração de construtores altamente instruídos, com noções de astronomia, matemática e engenharia – conhecimentos sem paralelo em nenhuma parte da Europa naquela época. Stonehenge foi provavelmente concebido, entre outras coisas, como um calendário solar e lunar. Hoje, milhares de pessoas costumam visitá-lo para o solstício de verão.

Armas cerimoniais de bronze, joias e outros objetos escavados no local estão expostos no museu de Salisbury.

Stonehenge: 137km a sudoeste de Londres. www.english-heritage.org.uk. Quanto: US$6. Melhor Época: bem cedo pela manhã ou no fim da tarde para evitar multidões; durante o solstício de verão.


Fonte: www.nationalgeographic.com

Como referenciar: "Stonehenge - Grã Bretanha" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2021. Consultado em 15/06/2021 às 13:58. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/gra_bretanha/Stonehenge/