Você está em Europa > Holanda

Holanda (continuação)

Informações úteis

Visto

Cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar na Holanda, mas é necessário apresentar a passagem de saída do país.

Serviços Consulares

Embaixada brasileira em Haia
Mauritskade, 19 – Haia 2514HD
Fone: 0031 (70) 302-3959 - Fax (70) 302-3950/3951
www.brazilianembassy.nl
Email: [email protected]

Consulado-Geral em Rotterdam
Staionsplein 45 - Rotterdam
Fone: 0031 (6) 5155-4836
www.brazilianembassy.nl

Informações Turísticas

Chamam-se Vereniging Voor Vreemdelingenverkeer (VVV) e estão presentes em todas as grandes cidades. O problema básico é que quase todos os serviços são cobrados, como mapas e reservas de hotéis. Se você esperar 20 minutos numa fila para ser atendido, a primeira resposta para qualquer pergunta é "compre este guia". Insistindo, você consegue alguma coisa grátis, mas são em geral folhetos de propaganda. Estão abertos todos os dias e muitos também oferecem câmbio.

O Museumjaarkaart, disponível nas agências da VVV, é um cartão válido por um ano que dá direito à entrada em mais de 400 museus e galerias de todo o pais.

Segurança

Os mitos que cercam o assunto "drogas" na Holanda sugerem, conforme o seu ponto de vista 1) que há perigo em cada esquina ou 2) tudo é liberado e você pode fazer o que quiser. Quanto ao primeiro tópico, existe, sim, como em qualquer lugar, uma turma de inúteis que pode tentar roubar sua bolsa quando você se distrai. É possível que em Amsterdã tenha mais do que em outras capitais mas, em sua maioria, são apenas chatos sem oferecer maiores riscos. Em todo caso vale manter os olhos bem abertos, especialmente nas estações de trem e no centro, à noite. Sobre a liberação de drogas, nem tudo é como se pensa. A polícia tolera apenas 5g de maconha ou haxixe para consumo pessoal. Ponto final. Mais do que isso ou drogas mais pesadas podem dar cana. Coffee shops vendem livremente em Amsterdã (único local onde de fato é liberado) e, se quiser comprar, nunca o faça de traficantes de rua. Porém, bem mais importante do que a questão "legal" ou "moral" é a questão "saúde". Não invente moda no que você não está acostumado. Space cake, ou um suposto bolo de maconha, por exemplo, pode ser bem mais forte do que se pensa, e muita gente para no hospital, mesmo.

Telefone de emergência: 112 Polícia, Ambulância e Bombeiros.

Saúde

Pequenos problemas de saúde podem ser atendidos por um farmacêutico (drogist). As farmácias (apotheek) abrem das 8h30 às 17h30 de segunda a sexta. Há muitos mosquitos em Amsterdã, atraídos pelos canais e que são muito irritantes. Por isso providencie repelentes e pomadas anti-histamínicas.

Clima

A Holanda tem clima temperado. O inverno é gelado, e a primavera e o outono, frios. Julho e agosto são os meses mais quentes, mas o vento que sopra do mar do Norte faz a temperatura parecer mais baixa. A primavera é a estação mais seca, apesar de chover o ano todo. As chuvas pesadas ocorrem no outono, principalmente em novembro.

Língua

A língua oficial é o holandês, que lembra um pouco o inglês e o dinamarquês na estrutura gramatical e o alemão no som. Uma confusão é com o nome em inglês: oficialmente é o Netherlandic, mas popularmente, e não incorreto, chamado Dutch. Você ainda pode ouvir como Flemish (flamengo), que é a língua falada no norte da Bélgica e que de fato é o holandês, com uma diferença tal qual nosso português com o de Portugal. Independentemente disso, é um idioma difícil e muito pouco falado no mundo, fazendo com que praticamente todos os holandeses aprendessem o inglês (o que fizeram muito bem, diga-se de passagem), facilitando bastante o turismo no país. E, diferente da maioria das nações europeias, eles não têm um orgulho exacerbado de seu idioma a ponto de se recusarem a falar outros.

Dicionário

Definitivamente as palavras abaixo são apenas para brincar com a língua holandesa; comunicação, mesmo, você faz no inglês.

Falo mal mas sou educado
Oi - Hallo
Tchau - Vaarwel
Bom dia - Goedemorgen
Boa noite - Goedenavond/Goedenacht
Por Favor - Alstublieft
Obrigado - Dank U
Desculpe - Sorry
Com licença - Pardon

Sobrevivência
Sim - Ja
Não - Nee
Socorro - Help!
Quanto custa? - Hoeveel kost het?
Onde fica...? - Waar is de...?
Caro - Duur
Barato - Goedkoop

Contando...
Um - Één
Dois - Twee
Três - Drie
Quatro - Vier
Cinco - Viif
Seis - Zes
Sete - Zeven
Oito - Acht
Nove - Negen
Dez - Tien

Coisas e Lugares
Aeroporto - Luchthavn
Albergue - Jeugdherberg
Banco - Bank
Banheiro - Badhuis, privaat
Bebida - Drank
Cerveja - Bier
Comida - Eten Correio - Postkantoor
Dinheiro - Geld, poen
Estação - Station
Farmácia - Drogist
Hospital - Hospitaal
Hotel - Hotel
Mapa - Landkaart
Ônibus - Bus
Rodoviária - Busstation
Rua - Straat
Supermercado - Supermarkt
Trem - Trein

A Semana
Segunda - Maandag
Terça - Dinsdag
Quarta - Woensdag
Quinta - Donderdag
Sexta - Vrijdag
Sábado - Zaterdag
Domingo - Zondag

Dinheiro

Moeda: a unidade monetária da Holanda era o guilder (que também era conhecido como florim, usualmente representado por ƒ ou ƒl), que foi totalmente substituído pelo euro em janeiro de 2002, quando este valia 2,2037 para 1 euro.

Câmbio: bancos cobram taxas fixas, mas têm as melhores cotações. Caixas de rua não cobram comissão, mas nem sempre têm o melhor câmbio. Em Amsterdã, partindo da estação de trem em direção à Dam Square você vai encontrar casas de câmbio com boas cotações. Cartões de crédito não são muito aceitos na Holanda.

Bancos: Os bancos funcionam das 9h ou 10h às 16h ou 17h, de segunda a sexta. Algumas agências fecham às 19h nas terças e abrem aos domingos pela manhã.

  

Como referenciar: "Holanda - Informações úteis" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2021. Consultado em 21/04/2021 às 05:14. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/holanda/p1.php