Você está em Europa > Itália

Península de Portofino

No concurso de beleza entre as localidades da Ligúria, região em forma de crescente conhecida como a Riviera italiana, Portofino ganha fácil o primeiro lugar. O pequeno e perfeito porto da cidade foi declarado patrimônio histórico, e Portofino é considerado o vilarejo mais fotografado do mundo.

As fachadas das casas dos pescadores são pintadas com as cores vivas que deram fama à Ligúria – mostarda, ocre, rosa e ferrugem. Não mais uma aldeia de pescadores, Portofino agora abriga villas (casas) cheias de estilo nas colinas que as cercam. Os pequenos barcos que flutuam na marina (ao lado de iates de 45m) não são mais usados para pesca, e sim para passeios.

Esse vilarejo incrivelmente lindo fica situado na extremidade de uma península que é uma reserva protegida com todo o cuidado pelo Estado. Nele se cruzam várias trilhas de onde se avistam belas paisagens na costa. Os restaurantes ao longo do porto também despertam entusiasmo, apesar de estarem localizados num ponto típico para turistas. Siga o rastro deixado pelo perfume da massa trenette ao molho pesto e pelos camarões grelhados: você acabará diante da maravilhosa simplicidade de uma refeição da Ligúria.

Estrategicamente situado numa colina acima da cidade está um dos refúgios mais famosos do mundo, o Hotel Splendido. Se a lista dos hóspedes VIPs não bastar para deixá-lo deslumbrado (o duque e a duquesa de Windsor foram os primeiros a assinar o livro de visitantes em 1952), a vista a partir do alto desse hotel cinco estrelas, que já foi um mosteiro beneditino e também uma villa, o deixará.

O exuberante jardim de 1,5ha de vegetação semitropical é tão magnífico que pode resistir à concorrência até mesmo do cenário perfeito do porto lá embaixo. O simples prazer de tomar um drinque  no terraço do Splendido com vista para a romântica baía e sua península coberta de florestas é o suficiente para transformar qualquer fim de tarde num acontecimento. Groucho Marx resumiu muito bem: “Lugar maravilhoso, gente maravilhosa”.


Fonte: www.ahouseintuscany.co.uk

Como referenciar: "Península de Portofino - Itália" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2019. Consultado em 22/11/2019 às 04:57. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/italia/Peninsula/