Você está em Europa > Itália

Perúgia

O centro velho de Perúgia gira em torno de Corso Vannucci, cujo nome homenageia o pintor local Pietro Vannucci (Perugino). Aqui desponta a mais monumental construção da Úmbria, a antiga prefeitura e atual Palazzo dei Priori.

Entre seus aposentos ricamente decorados está a Sala dei Notari (c. 1295), antigo salão dos advogados, decorado com afrescos sobre o Antigo Testamento. Excelentes afrescos (1498-1500) de Perugino cobrem as paredes do Collegio del Cambio, casa de câmbio medieval da cidade.

A Galleria Nazionale dell’Umbria, no 3º andar, exibe bela coleção de pinturas. A Cappella del Santo Anello, no Duomo, do século 15, guarda a “aliança” de ágata da Virgem (consta que muda de cor conforme a personalidade de quem usa). A Madonna delle Grazie, quadro renascentista de Gian Nicola di Paola, está na nave. Na Piazza San Francesco fica o Oratorio di San Bernardino (1457-61), com colorida fachada de Agostino di Duccio.

Além da muralha da cidade velha fica San Pietro, igreja do século 10, de decoração extravagante. San Domenico (1305-1632), na Piazza Giordano Bruno, é a maior igreja da Úmbria: abriga o jazido do papa Benedito XI (c.1304) e, no claustro, o Museo Archeologico Nazionale dell’Umbria, acervo de artefatos pré-históricos, etruscos e romanos.

Oratorio di San Bernardino

Fonte: www.flickr.com

Palazzo dei Priori

Fonte: /www.italie-italy.com

Como referenciar: "Perúgia - Itália" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2019. Consultado em 11/11/2019 às 19:52. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/italia/Perugia/