Siena
Antes uma capital que chegava a rivalizar com Florença, Siena permaneceu incólume e marcada pela grandeza da época de seu apogeu (1260-1348). O magnífico Duomo é uma das maiores catedrais italianas. O melhor local para iniciar a exploração do histórico centro da cidade é a Piazza del Campo e o labirinto de ruas medievais ao redor. A localização privilegiada da cidade proporciona ao visitante uma série de lindas vistas da área rural vizinha.
Principais atrações:
Duomo
  A  Catedral de Siena (1136-1382) é um exemplo espetacular da arquitetura românico  - gótica com influência de Pisa. Se o plano do século 14 para ampliar a nave  tivesse sido posto em prática ela seria a maior igreja da cristandade, mas a  ideia foi abandonada quando a peste negra de 1348 matou quase metade da  população local. Entre os tesouros do Duomo estão esculturas que são  obras-primas de Pisano, Donatello e Michelângelo, um belíssimo piso de mármore  marchetado e um magnífico ciclo de afrescos de Pinturicchio. 
  
  Na  galeria lateral da nave inacabada, mas coberta, está o Museo dell’Opera del Duomo, dedicado principalmente a esculturas  retiradas do lado de fora do Duomo, incluindo um tondo (relevo circular) de uma Madona e Menino, provavelmente  criado por Donatello, e diversas imagens góticas. O destaque do acervo fica com  o imenso alar de Duccio, Maestà (1308-11),  com Madona e Menino de um lado e, de outro, Cenas  da Vida de Cristo.  
  
  Pinacoteca Nazionale
  Situada  no Palazzo Buonsignori esta galeria contém uma coleção inigualável de pinturas  de artistas da Escola de Siena, em que figuram a Madonna dei Francescani (1285), de Duccio, e O Abençoado Agostinho Novello e Quatro  de Seus Milagres (c.1330), de Simone Martini. 
  
  San Domenico
  A cabeça  preservada da padroeira da cidade, santa Catarina de Siena (1347-80), pode ser  vista num tabernáculo dourado sobre o altar de uma capela dedicada à santa,  dentro desta enorme igreja gótica. Erguida em 1460, é decorada com afrescos  feitos por Sadoma (1526) que mostram Catarina em estado de fervor religioso. 
  
  A igreja  possui o único retrato de santa Catarina considerado autêntico, feito por seu  amigo Andrea Vanni. A Casa di Santa  Caterina também é um santuário bastante procurado pelos visitantes. 
  
  Fortezza Medicea
  Essa  fortaleza de tijolos foi construída por Cosme I em 1560, após a derrota de  Siena para Florença na guerra de 1554-5. Houve um cerco de 18 meses, em que  mais de 8 mil habitantes morreram. Os florentinos, então, dominaram os bancos e  fabricas de lã locais. Lá está a Enoteca  Italica, onde você pode provar e comprar bons vinhos da Itália. 
Duomo

Fonte: www.grifotour.com 
































