Você está em Europa > Itália

Turim (Torino)

Sede da fábrica de automóveis Fiat, do Santo Sudário e do time de futebol Juventus, Turim (Torino para os italianos) é também uma charmosa cidade, com belíssima arquitetura barroca.

Vários monumentos foram erguidos pela Casa de Savoia (soberanos do Piemonte e da Sardenha) para sua então capital, até que a unificação italiana em 1861 escolhesse essa dinastia para reinar sobre a Itália.

O Museo Egizio, uma das maiores coleções mundiais de artefatos egípcios, deve seu acervo a Bernardo Drovetti, cônsul-geral de Napoleão no Egito. Pinturas murais e em túmulos, esculturas, papiros, e uma bela reconstrução do Templo de Pedra de Ellessya, do século 15 a.C., figuram entre outras maravilhas.

A Galleria Sabauda, no mesmo prédio, era a principal coleção de pinturas da Casa de Savoia e hoje abriga também uma mostra impressionante de obras de mestres italianos, franceses, flamengos e holandeses.

Outra notável construção da cidade é San Lorenzo, antiga Capela Real projetada por Guarino Guarini (1624-83), que exibe um belo domo geométrico. Dentro do Palazzo Reale, antiga moradia dos Savoias, a Armeria Reale expõe uma das maiores coleções de armas do mundo.

O Duomo (1497-8), catedral de Turim dedicada a são João Batista, é o único exemplo de arquitetura renascentista da cidade. Dentro, na Cappella della Sacra Sindone, também projetada por Guarini, encontra-se o Santo Sudário. Dentro do Palazzo Madama, o recém- reformado Museo Civico d’Arte Antica contém variedades de tesouros antigos e clássicos.

Arredores: Na zona rural em volta de Turim, vale a pena visitar dois monumentos da Casa de Savoia. Cerca de 9km a sudoeste da cidade, a Stupinigi é uma belíssima casa de caça com decoração suntuosa, cheia de afrescos e telas. Possui uma imensa coleção de móveis dos séculos 17 e 18.

A Basílica di Superga, barroca, fica numa colina a leste de Turim e oferece ótima vista da cidade. Seu mausoléu exalta os reis da Sardenha e outros membros da casa real de Savoia. 

Domo de San Lorenzo

Fonte: www.flickr.com

Basílica di Superga

Fonte: www.davidicke.com

Como referenciar: "Turim (Torino) - Itália" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2019. Consultado em 16/07/2019 às 01:03. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/italia/Turim/