República Dominicana (continuação)

Informações úteis

Visto

Cidadãos brasileiros não necessitam de visto, mas é necessária a aquisição de um cartão de turista a um custo de US$10,00. Geralmente esse cartão é vendido junto com a passagem aérea, mas também pode ser comprado no momento de entrada no país e permite uma estadia de até 90 dias, em uma entrada única.

Serviços Consulares

Embaixada do Brasil na República Dominicana
Calle Eduardo Vicioso, 46-A Esq. W. Churchill
Ens. Bella Vista - Santo Domingo
Telefones: (809) 532 0868
Fax: (809) 532 0917
Site: www.embajadadebrasil.org.do

Segurança

Embora seja um país relativamente seguro, a República Dominicana continua a ser um país do terceiro mundo, com uma pobreza evidente. Por esta razão, é melhor você tomar as precauções habituais. Guarde os seus documentos (passaporte, carteira de identidade, bilhetes de avião, carteira de motorista, etc) no cofre do hotel e mantenha sempre consigo uma cópia dos mesmos. Se possível, não viaje sozinho nas cidades, pois assaltos são bastante comuns. As ruas são desertas depois de escurecer, mesmo na capital de Santo Domingo, e estão sujeitas a cortes de energia elétrica com rotina.

Saúde

Uma precaução importante, antes de viajar para a República Dominicana, seria fazer um seguro que cubra totalmente os encargos com eventuais despesas de saúde no local.

Aconselhamos a levar os medicamentos básicos, tais como aspirinas, reguladores intestinais, pomadas, repelente para insetos, protetor solar, etc. Queimaduras solares são um grande risco, pois o sol é muito forte. Use protetor solar com pelo menos fator 30 e limite sua exposição ao sol. Evite tomar banho em praias não vigiadas e em água doce.

Permaneça sempre hidratado, devido ao clima quente e úmido. Aconselha-se o consumo de água engarrafada, que se vende facilmente em todo o país. Preferencialmente, exija que a garrafa seja aberta à sua frente. Quanto aos alimentos locais, são seguros para o consumo carnes, frutas e legumes.

Importante: repelentes contra picadas de mosquito são fundamentais para evitar a malária. Existe o risco da dengue, que é contraído através de mosquitos que picam durante o dia.

Clima

Na República Dominicana, a estação chuvosa (chuvas frequentemente torrenciais) começa em maio e termina em outubro. A estação chuvosa é mais quente e úmida do que a estação seca, que dura de novembro a abril. Noites frescas no inverno. Há riscos de ciclones no país entre setembro e novembro. Quando não sopra nenhuma brisa, o calor é asfixiante durante o verão no litoral. O clima é mais fresco na montanha.

Língua

O idioma oficial da República Dominicana é o espanhol. Você vai encontrar alguns moradores locais que falam espanhol e inglês, especialmente em Santo Domingo e áreas turísticas.

Dinheiro

A moeda é o peso dominicano (DOP), embora também seja bastante usual o dólar americano. A maioria dos cartões de crédito são aceitos.

  

Como referenciar: "República Dominicana - Informações Úteis" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2019. Consultado em 11/11/2019 às 20:26. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/america_central/republica_dominicana/p1.php