Você está em Europa > Dinamarca

Dinamarca (continuação)

Informações úteis

Visto

Brasileiros não precisam de visto para permanência por até 3 meses.

Serviços Consulares

Embaixada Brasileira
Christian IX's Gade 2, 1º andar - Copenhague K
Fone (45) 39206478
Fax (45) 39273607
www.brazil.dk
[email protected]
[email protected]

Informações Turísticas

Além dos tradicionais centros de informações fornecendo mapas, folhetos turísticos e reserva de hotéis, existe em Copenhague um escritório especial para viajantes independentes, o Use It (www.useit.dk). Veja em Centro de Informações, em Copenhague.

Segurança

Entre os países escandinavos, este é provavelmente aquele onde sua carteira corre o maior risco de ser roubada. Não deve passar disso, mas sempre é lucro não ter sua grana em mãos alheias. Portanto, atenção. E que fique claro, Dinamarca não é Holanda e drogas não são liberadas. Christiania, em Copenhague, é uma exceção que deve ser bem observada.

Telefone de emergência: 112 para Bombeiros, Ambulância e Polícia.

Saúde

Os centros de informação turística e os centros de saúde fornecem uma lista dos médicos e dos hospitais locais. Quem precisar de receita (obtidas nas farmácias) ou de consulta médica terá de pagar pelo serviço, mas cidadãos com passaporte da União Europeia têm direito ao reembolso. Para isso, basta apresentar o passaporte e o cartão EHIC (European Health Insurance Card) em um posto de saúde.

Clima

O clima é temperado, com invernos suaves e verões frescos.

Língua

O dinamarquês escrito assemelha-se ao alemão, mas a língua falada é bem diferente. O inglês é o segundo idioma do país e são poucas as pessoas que não o falam. Portanto, não precisa se preocupar com o inglês deles, preocupe-se com o seu... O alfabeto dinamarquês tem três letras a mais que o nosso: Æ/æ, Ø/ø e Å/å. A pronúncia pode enrolar sua língua. Para Æ, você lê um é, como em "pé" (na palavra Præsterkilde). O som de Ø é similar ao ã de "fã"(exemplo: København), e o Å, como um o aberto, como em "nó" (na palavra Skåne).

Dicionário

Você vai se virar melhor falando inglês, mas pode brincar com algumas palavras ou expressões básicas - se conseguir pegar a complicada pronúncia, é claro.

Falo mal mas sou educado
Oi - Hej
Tchau - Farvel
Por Favor - Må jeg bede/Værsgo
Obrigado - Tak
Desculpe/Com licença - Undskyld

Sobrevivência
Sim - Ja
Não - Nej
Socorro! - Hjælp!
Onde fica...? - Hvor er...?
Quanto custa...? - Hvor koster er...?
Caro - Dyr
Barato - Billig

Contando...
Um - En
Dois - To
Três - Tre
Quatro - Fire
Cinco - Fem
Seis - Seks
Sete - Syv
Oito - Otte
Nove - Ni
Dez - Ti

Coisas e Lugares
Aeroporto - Lufthavn
Albergue - Vandrerhjem
Banco - Bank
Banheiro - Toiletter
Bebida - Drik
Cerveja - Øl
Comida - Mad
Estação - Station
Farmácia - Apotek
Mapa - Landkort
Hospital - Hospital
Hotel - Hotel
Ônibus - Bus
Praça - Plads
Restaurante - Restaurant
Rua - Gade
Trem - Tog

A semana
Segunda - Mandag
Terça - Tirsdag
Quarta - Onsdag
Quinta - Torsdag
Sexta - Fredag
Sábado - Lørdag
Domingo - Søndag

Dinheiro

Moeda: 1 Kroner (kr ou Kr) são 100 øre, ou centavos. Há moedas de 25 øre, 50 øre e 1kr, 2kr, 5kr, 10kr, 20kr. Notas de 50kr, 100kr, 200kr, 500kr, 1000kr. Apesar de integrar a UE, o país ainda não adotou o euro.

Câmbio: o valor de câmbio pode oscilar conforme a época. Para trocar dinheiro e cheques de viagem, a taxa de câmbio mais favorável é a dos bancos. Fora do horário bancário, pode-se trocar dinheiro em agências dos correios, principais aeroportos, estações de trem e terminais de ferryboat. Os principais cartões de crédito são aceitos na maioria dos lugares e os saques podem ser feitos nos caixas eletrônicos (ATMs).

Bancos: os bancos em geral abrem das 9h30 às 16h, de segunda a quarta, e das 9h30 às 18h às quintas.

  

Como referenciar: "Dinamarca - Informações úteis" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2024. Consultado em 20/04/2024 às 06:52. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/dinamarca/p1.php