Você está em Europa > França

França (continuação)

Informações úteis

Visto

Quem deseja visitar a França só precisa do passaporte com validade de seis meses a contar da data do embarque. Para períodos superiores a três meses de permanência no país, é necessário visto.

Serviços Consulares

Embaixada do Brasil em Paris
34, Cour Albert 1er
75008 – Paris 
Tel.: (331) 4561-6300 (geral)
Tel.: (331) 4225-5106 (Secom)
Fax: (331) 4289-0345
Site: www.bresil.org

Consulado do Brasil em Paris
65, avenue Franklin Roosevelt
75008 – Paris 
Site: www.cgbresil.org

Segurança

A França não é um lugar perigoso, mas é recomendável tomar algumas precauções, como tomar cuidado com batedores de carteira no transporte público e pontos turísticos de Paris. Ao circular pelo país, fique de olho na sua bagagem, especialmente em trens noturnos. No caso de emergência, ligue gratuitamente para o telefone 17.

Saúde

O serviço público de saúde da França tem convênio com o INSS. Mesmo assim, é sempre bom ter um seguro de saúde particular. Em caso de emergência, ligue para o número 15 de qualquer telefone, a ligação é gratuita.

Clima

Em termos climáticos, cada estação do ano é bem definida na França. Ao escolher a data de sua viagem, é importante não se esquecer de que no hemisfério norte as estações do ano funcionam ao contrário do Brasil - quando estamos morrendo de calor no fim de ano, na França começa a época mais fria do ano, que vai de dezembro a março. Para quem faz essa escolha, a adaptação pode ser um pouco penosa nos primeiros dias de contato com o frio.

A França pertence à zona climática temperada. É influenciada por ventos do oeste portadores de massas de ar marítimo que suavizam o clima das regiões litorâneas e interiores. No inverno, os ciclones continentais ocasionam ventos frios e baixa temperatura. A combinação da influência marítima com a latitude e altitude contribuem para a diversidade do clima no país.

A oeste o clima predominante é o oceânico, caracterizado por precipitações regulares e abundantes, com invernos rígidos e verões frescos, e céu nublado com chuvas. O clima mediterrâneo, no sudeste do país, é caracterizado por verões quentes e secos e invernos amenos. Nas regiões mais elevadas as temperaturas são mais frescas e as precipitações mais abundantes. Nos picos costuma nevar por mais de 150 dias ao ano.

A temperatura média no país é de 5 °C no inverno e de 25 °C no verão.

Língua

A língua oficial é o francês. Outras línguas são também utilizadas, em razão do fortalecimento das relações com os países vizinhos, tais como o inglês e o alemão.

Dinheiro

Moeda: a França adotou oficialmente o Euro como moeda corrente. Alguns franceses, no entanto, ainda insistem em cotar alguns preços na antiga moeda, o franco. Os preços informados são toutes taxes comprises (TTC), isto é, já incluem todas as taxas e impostos, mostrando o valor final a ser pago. O dólar americano normalmente não é aceito nas compras cotidianas e o uso de traveller's cheques também é complicado. Tenha sempre à mão euros ou cartões de crédito/débito internacionais, que são aceitos em muitos estabelecimentos.

Horário de funcionamento dos bancos: em geral, os bancos estão abertos das 10h às 17h, de segunda a sexta, na região parisiense. Algumas agências abrem no sábado pela manhã. No interior, o funcionamento costuma ser de terça a sábado, entre 10h e 17h (com intervalo de almoço entre 13h e 15h). Às vésperas dos feriados, os bancos geralmente fecham mais cedo.

Banco do Brasil em Paris 
29 Avenue Kleber 75116
Tel.: 01 40 53 55 00

  

Como referenciar: "França - Informações Úteis" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2019. Consultado em 19/09/2019 às 02:23. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/franca/p1.php