Você está em Europa > Irlanda

Irlanda (continuação)

Compras

A Irlanda é famosa não apenas por suas inúmeras atrações turísticas e belezas naturais, mas também por oferecer grande variedade de estabelecimentos comerciais aos visitantes.

Em Dublin, o City Center ocupa uma extensão de dois quilômetros. Em ambos os lados agrupam-se vários centros comerciais, onde é possível realizar todo tipo de compras. Para levar de lembrança, uma dica é comprar uísques irlandeses. Se preferir adquirir algo do artesanato local, recomendamos um jersey de Aran, cujos desenhos imitam as paredes de pedra das casas dos pescadores. Deixe-se seduzir pela rica variedade de tecidos de lã, chales, bonés, prata, cristalaria, bordados, antiguidades ou por uma boa quantidade de cerveja irlandesa.

As roupas em Dublin são muito mais baratas que no Brasil, principalmente nas liquidações de final de estação. As camisas de marca, por exemplo, que no preço habitual sairiam por 50,00 euros a unidade, acabam sendo vendidas nessas liquidações por somente 5 euros a unidade! Na  Loja Penneys - que é a preferida dos brasileiros - você encotrará roupas e artigos indicados para aguentar as frias condições climáticas irlandesas a preços bem acessíveis.

Lojas de dois euros: é um paraíso para quem deseja comprar utensílios para casa, de higiene pessoal, guloseimas, etc. E tudo isso pagando apenas dois euros! Nesses estabelecimentos você poderá encontrar artigos como Nutella de 400g, adaptadores, caderno, xampus, entre outros. As lojas estão espalhadas pelo centro de Dublin.

Confira alguns dos shoppings populares da Irlanda:

* Blanchardstown Center
* Pwerscourt Center
* Dundrum Town Center
* Centro ILAC
* Centro Jervis
* Douglas Shopping Village
* Eyre Square center
* City Square
* Letterkenny Shopping
* Mahojn Point Shopping Center

Comunicação

Telefone: para fazer ligações para o Brasil, você deve discar: 00 55 + código de área da sua cidade + número do telefone desejado. Na Irlanda há várias companhias de celulares que oferecem promoções e descontos em ligações locais e internacionais. A operadora mais usada é a Vodafone.

Código DDI na Irlanda: +353
Código DDD em Dublin:1

Correio: os correios na Irlanda são de preço acessível e oferecem serviços bem confiáveis. O valor da postagem de cartas, por exemplo, é de € 0,48 para Irlanda e € 0,65 para o resto do mundo. As agências funcionam das 9h às 17h30, de segunda à sexta, e de 9h às 12h aos sábados. A agência histórica General Post Office (situada na O`Connell Street) possui horários diferenciados.

Internet: a Irlanda disponibiliza conexão sem fio de internet dentro dos ônibus. Cada vez mais as companhias estão instalando o sistema para os passageiros – e sem cobrar nada. Conheça as principais empresas privadas que oferecem serviços de internet na Irlanda:

Magnet Media (empresa estadunidense)
É a empresa que disponibiliza o melhor serviço, mas também é a mais cara. O valor cobrado é alto porque a empresa utiliza cabos de fibra ótica (Atlantic Cable), que ligam os EUA à Irlanda. É bem rápida, pois você não compartilha o serviço com mais pessoas. 

Eircom Next Generation (NGP)
Esse serviço também não é compartilhado. Além disso, você recebe uma linha de telefone. A conexão é de qualidade, quando cai, rapidamente é restabelcida.

UPC
Trata-se de uma empresa originalmente de TV a cabo que também utiliza ''fiber optic cable''. O serviço oferecido é rápido e caro, mas, como é compartilhado com muita gente, o sinal muitas vezes deixa a desejar.

  

Como referenciar: "Irlanda - Compras - Comunicação" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2019. Consultado em 19/09/2019 às 02:00. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/irlanda/p2.php