Você está em Europa > Irlanda

Irlanda (continuação)

Viagem

Aeroportos
A Irlanda possui quatro aeroportos internacionais (Belfast City, Cork, Dublin, Shannon) e sete regionais (Derry, Donegal, Galway, Kerry, Knock, Sligo, Waterford). Dublin possui o aeroporto internacional mais movimentado do país, localizado a 10 km do centro da cidade.

Avião
Viajar de avião na Europa pode sair mais barato e muito mais rápido que o trem. A competição entre as companhias é tão grande que o preço, muitas vezes, chega a ser duvidoso. As companhias mais populares e que possuem preços mais acessíveis são a Ryanair e a Aerlingus. Fique atento a promoções relâmpago que ambas costumam fazer, as passagens podem chegar a custar cerca de €10,00 ida e volta para outro país da Europa, com datas determinadas e compras feitas com antecedência. Você encontra essas passagens nos sites:  www.ryanair.com e www.aerlingus.ie
Outras companhias aéreas: Aer Arann, AerVenture, Air Contractors, Aviajet, CityJet, ExpressJet Europe, Go-Air, Irish Airlines (Aer Lingus), Nex Aviation, Starair.

Carro
Conduz-se pela esquerda na Irlanda, o limite de velocidade é de 45 km/h nas zonas urbanas, 90 km/h nas estradas e 105 km/h nas autoestradas. Em algumas cidades é necessário adquirir uma licença especial para estacionar o carro no centro. A sinalização geralmente é boa e os sinais costumam estar escritos nas duas línguas: inglês e gaélico. O país está adotando o sistema métrico decimal em seus letreiros (brancos sobre fundo verde), os quais estão passando a conter informações sempre em quilômetros (em vez de milhas).

Trem
As distâncias são curtas na Irlanda e as viagens de trem costumam ser confortáveis. A rede de trens no país chama-se Iarnród Éireann. Ao comprar seu bilhete, é possível adquirir bônus para vários dias.
Informações sobre horários e tarifas: http://www.irishrail.ie/home

Bicicleta
Andar de bicicleta na Irlanda faz parte da cultura; é, portanto, um prazer e uma prática muito popular. Habitualmente são organizados eventos, corridas e passeios ciclísticos no país. As paisagens irlandesas são ideais para a prática dessa atividade, além de o país ser bastante plano em comparação a outros países europeus. A Irlanda conta com centenas de ciclovias, onde o ciclista poderá desfrutar de rotas pelos prados verdes, por estradas rurais, fazendas e locais paradisíacos junto a lagos, por exemplo.

Transporte Urbano

O transporte urbano público na Irlanda é muito eficiente. Em Dublin, existem três meios de transporte principais: ônibus, Luas e DART.

Ônibus (Dublin bus): o ônibus é o transporte mais comum.Você pode solicitar uma carteirinha de estudante e comprar bilhetes semanais, com os quais é possível fazer quantas viagens precisar. Para conseguir a carteirinha, basta ir ao escritório da Dublin Bus (situado na O’Connel Street) ou à Student Union da Trinity College Dublin (situada na College Green – Dublin 2). Os ônibus não têm cobrador e a tarifa só pode ser paga com moedas no valor exato ou com bilhetes que são vendidos em vários estabelecimentos pela cidade. Se o passageiro der dinheiro a mais, receberá um ticket com o valor do troco e precisará ir até o escritório da Dublin Bus para reaverr a diferença. Dificilmente você verá ônibus lotados em Dublin; os assentos para idosos são respeitados e há um compartimento de bagagem para passageiros recém-chegados de viagem.

Luas (Metrô de superfície): é muito rápido, mas as linhas cobrem poucas regiões da cidade. Nesse transporte o usuário não passa por catraca – basta entrar no trem quando ele parar na estação. Mas atenção: sempre há fiscais rodando pelos vagões e, se você for pego sem o ticket, terá que pagar uma alta multa. Não compensa tentar enganá-los.

DART (Trânsito rápido na área de Dublin): trata-se de um trem bastante confortável, cujos horários são pontuais e que não costumam estar lotados. É mais utilizado para o transporte a regiões distantes (inclusive praias), nas quais se demora bastante para chegar de ônibus.

Táxi: os táxis de Belfast, Cork, Dublin, Galway e Limerick têm taxímetro, mas em outras áreas você terá de combinar a tarifa com o taxista antes de iniciar a corrida. Se desejar, você poderá pedir um recibo da sua corrida, o taxista irá fornecê-lo sem nenhum problema.

Acomodação

Existem opções de hospedagem na Irlanda para todos os gostos.  A maioria dos turistas prefere ficar em um tradicional "B & B" (Bed-and-breakfast) ou em uma pousada. Há ainda diversos albergues - opção bastante utilizada por jovens que buscam uma acomodação econômica - assim como os hotéis de luxo, destinados àqueles que, em nome do conforto, preferem gastar um pouco mais.

O padrão da hospedagem em geral é alto tanto na República, como na Irlanda do Norte. Mas o turista pode economizar um bocado de euros na Irlanda (ou libras esterlinas, na Irlanda do Norte) caso opte por hospedar-se em casas de família. Essa modalidade de hospedagem oferece também a oportunidade de um contato mais próximo com os locais, e é chamada de "bed-and-breakfast" (cama e café da manhã, em português).

Pousadas e Hotéis Bed-and-breakfast
Mesmo os bed-and-breakfast econômicos costumam ter banheiro individual, e se você pretende conviver com os irlandeses e visitar as atrações que eles curtem, essa pode ser a melhor opção. A maioria dos B&Bs e das pousadas são em casas de família. Muitas pousadas criadas para esse fim, com padrão similar ao de um pequeno hotel, foram construídas nos últimos anos. A comida nesses estabelecimentos limita-se geralmente ao café da manhã e, em áreas rurais, às vezes serve-se um high tea ao anoitecer, em vez de jantar. Muitos anfitriões se orgulham de seu café da manhã, que nos melhores B&Bs e pousadas costuma ser bem melhor do que nos hotéis. Além do tradicional café da manhã irlandês (bacon, ovos, salsichas, tomate, talvez cogumelos e pão de batata - servido com soda bread), muitos lugares oferecem outras opções, incluindo frutas frescas, peixe e queijos. Pão fresquinho ou scones (biscuits) e especialidades como pão de batata costumam ser servidos no café da manhã e no high tea.

Hotéis
Como a maioria das pousadas oferece padrões de conforto que competem com os dos hotéis, o custo de alguns deles pode ser difícil de se justificar. Como muitos hotéis têm ótimas instalações e costumam oferecer mais opções de lazer, é sempre bom perguntar sobre as promoções, especialmente fora de temporada. Se o preço estiver além de seu orçamento, tente negociar Uma solução mais econômica são os hotéis como o Jurys Inns (tanto na República como na Irlanda do Norte), que oferecem conforto sem serviço e cobram uma tarifa plana para quarto sem café da manhã.

Comes & Bebes

As refeições irlandesas geralmente são baseadas em carne, principalmente de gado, carneiro e porco. Os pães são deliciosos; alguns pratos típicos incluem bacon e repolho. Existe uma espécie de bolo de pão - chamado Barm Brack - e panquecas recheadas - chamadas Boxty. No entanto, a rainha da cozinha irlandesa é claramente a batata. Assada, no forno, cozida (com salsa) ou acompanhada com cebolas é um alimento consumido em todo o país. O peixe é outro dos manjares autênticos desse país marítimo. Salmão, truta ou lagosta podem ser degustados e preparados de inúmeras maneiras.

O café irlandês, embora seja solicitado em cafeterias do mundo todo, não é uma tradição na Irlanda, sendo geralmente servido em hotéis turísticos e restaurantes. Uma verdadeira tradição irlandesa, assim como para os demais britânicos, é o hábito de beber chá. Inevitavelmente, a cerveja - em todas as suas variedades e sabores - é a bebida por excelência. Guiness é a marca nacional.

  

Como referenciar: "Irlanda - Hospedagem e Alimentação" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2019. Consultado em 19/09/2019 às 02:22. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/irlanda/p3.php