Você está em Europa > Irlanda

Irlanda (continuação)

Diversão

Muitos eventos e festivais acontecem na Irlanda durante o ano todo. Como um país tradicional que é, a Irlanda é repleta de carnavais, desfiles e música!

Em fevereiro, acontece o Dublin International Film Festival, com centenas de filmes para todos os gostos. Em março, ocorre a comemoração do padroeiro da Irlanda, São Patrício, a qual vai além de simplesmente vestir-se ou pintar-se de verde. Atualmente, trata-se de um evento mais nacionalista do que propriamente religioso: uma celebração que afirma o orgulho de ser Irish.

O 17 de março tornou-se um dia de comemoração internacional, talvez pelo fato da grande emigração dos irlandeses no séc. XVIII, que foram criando raízes por todas as partes do mundo.

A Páscoa irlandesa é celebrada com desfiles, comidas típicas, shows de música e claro, muito chocolate! O Bloomsday acontece em junho, com teatros e saraus em plenas ruas de Dublin. Em setembro, a cidade de Cork sedia o seu Film Festival, enquanto Belfast, por sua vez, abriga o Folk Festival. Kinsale transforma-se para sediar o Ireland's Gourmet Festival, um espetáculo da gastronomia irlandesa. 

Em novembro, acontece o Opera Festival em Wexford, um evento de amplitude internacional, que atrai turistas do mundo todo. No fim de ano, grupos de crianças, músicos e dançarinos realizam apresentações em áreas residenciais, para o deleite de todos aqueles que se enchem com o espírito de natal e ano novo.

Passeios

A Irlanda oferece inúmeras opções de passeios aos seus turistas. Visitar castelos antigos, conhecer a cultura irlandesa, beber uma Guinness, ver áreas costeiras espetaculares - isso tudo é parte de sua aventura no país. Algumas das principais atrações incluem Cliffs of Moher, que proporcionam uma das mais impressionantes vistas da Irlanda; Giant's Causeway, um conjunto composto por quarenta mil colunas de basalto, que são encaixadas como se formassem uma enorme calçada de pedras gigantescas; Newgrange, um cemitério construído por volta de 3.200 anos a.C.; Phoenix Park, o maior parque urbano fechado da europa, etc. Não deixe de conferir:

Guiness Storehouse: o lar da cerveja Guinness está localizado na capital irlandesa, Dublin. A Guinness Storehouse oferece um centro de visitação moderno e interativo, que conta toda a história da cerveja ao longo de seus 250 anos de vida.

Trinity College: fundada em 1592, a Trinity College é a universidade mais importante da Irlanda. Nela estão abrigados o famoso Livro de Kells (manuscrito medieval) e a Antiga Biblioteca (que abriga 200.000 textos antigos, bustos em mármore de estudiosos famosos, além da harpa mais antiga do país).

Temple Bar: é o bairro cultural de Dublin. Localizado no coração da cidade e caracterizado por suas ruas estreitas de paralelepípedo, é nele que estão alguns dos melhores restaurantes, night clubs e lojas diferenciadas.

Glendalough: Glendalough (do irlandês Gleann Dá Loch, que significa “Vale dos dois lagos”) é um vale localizado no condado de Wicklow, conhecido por suas belas construções monásticas do começo da idade média. Sua beleza já foi captada em filmes como “Excalibur”, “Rei Arthur” e “Coração Valente”.

Ring of Kerry: trata-se de uma antiga trilha feita pela península de Iveragh no condado de Kerry. Ela cobre belas paisagens costeiras, montanhas e vilas de pescadores, passando por Killarney, Kenmare, Sneem, Waterville, Cahersiveen e Killorglin.

Connemara National Park: localizado no condado de Galway, este parque de natureza intocada tem 2.957 hectares e é uma mistura de lagos, pântanos e montanhas. Nele estão os Twelve Bens (Doze Pinos), uma pequena cadeia de montanhas formadas por sedimentos marítimos há 700 milhões de anos.

Galway: essa pequena cidade portuária está localizada no condado de Galway, no oeste do país, sendo conhecida como uma das regiões onde o Gaélico (Irlandês) ainda é falado por grande parte da população. Galway oferece diversos festivais e eventos durante o ano.

Giant’s Causeway: localizada no condado de Antrim, na Irlanda do Norte, a Giant’s Causeway é uma das mais fascinantes formações geológicas do mundo. Erupções vulcânicas há mais de 60 milhões de anos formaram aproximadamente 37.000 colunas de peças hexagonais que se sobrepõem para compor uma paisagem única e mística.

Noite

Seja para relaxar após o expediente, para bater um papo com os amigos ou apenas para descontrair um pouco e beber uma cervejinha - de preferência Guinness, a cerveja mais conhecida da Irlanda - a noite do país desenvolve-se nos diversos pubs existentes. Atualmente, os pubs irlandeses encerram suas atividades mais tarde de quinta a sábado. No resto da semana, costumam fechar por volta das 23h30. As discotecas estendem-se até as 3h.  Ao ir para as baladas, saia cedo de casa, por volta das 21h, porque lá pelas 23h estará tudo lotado e você correrá o risco de perder a festa.  A maioria das casas noturnas em Dublin não cobram a entrada; portanto, sair pode ser uma opção bem em conta. Além disso, é uma oportunidade para você conhecer novas pessoas e praticar o inglês.

Além dos pubs, existem outras opções de diversão noturna em Dublin, como casas de shows e teatros. Os mais conhecidos são Abbey, Gaiety Theatre, Gate Theatre, Olympia e o antigo The Point, que foi reinaugurado com o nome de O2. Nesses lugares é possível apreciar apresentações de bandas e cantores internacionais, espetáculos de comédia, peças de teatro, óperas, dança, etc.

Praia

As praias da Irlanda atraem muitos turistas ao país. O litoral estende-se ao longo de 1.500 km, sendo cercado pelo oceano Atlântico e pelo Mar da Irlanda. Destaque para as seguintes praias irlandesas:

Brittas Bay Beaches (Wicklow): ao todo, são cinco quilômetros de praias repletas de dunas. Geralmente possibilitam a prática de diversas atividades esportivas.

Rossnowlagh (Donegal): praia bastante frequentada por surfistas. Boa ainda para a prática de windsurf e kitesurf.

Murvagh Beach: situada no noroeste da Irlanda, esta praia certamente é a que possui as águas mais quentes do país durante os meses de verão. Essa característica torna a praia bastante frequentada por famílias com crianças.

Silver Strand: trata-se de uma linda enseada com águas transparentes, cercada por falésias. Está localizada a cerca 6 km de Galway.

Neve

Na Irlanda pode ocorrer neve durante o período que compreende os meses de janeiro a abril. A neve da Irlanda não é indicada para a prática de esportes. Por isso, esteja atento às dicas a seguir:

Para os turistas, a neve pode parecer bonita e diferente, especialmente nos primeiros dias. No entanto, com o passar do tempo ela pode se tornar incômoda, já que fazer as pequenas tarefas do dia a dia ficam um pouco mais complicadas, uma vez que o chão torna-se extremamente escorregadio. Se precisar sair de casa, uma dica é verificar se os meios de transporte que servem a sua área estão em funcionamento. A partir daí, faça seu plano para chegar ao destino desejado e, caso isso não seja possível, não se esqueça de entrar em contato com a pessoa ou com o estabelecimento para onde você precisa ir e avise o que está acontecendo. Procure sair de casa com atencedência, já que andar na neve exige muito mais habilidade e consome mais tempo.

Natureza

A Irlanda é um país repleto de atrações naturais. Formado há cerca de 340 milhões de anos no fundo do oceano, o Burren é uma região extraordinária, localizada na costa oeste, esticando-se desde o norte de Clare até ao sul de  Galway. A paisagem do Burren inclui extensas camadas de calcário cortadas por nascentes e lagos, onde cresce mais de 70% da flora irlandesa. Há ainda 500 fortes em ruínas e mais de 80 túmulos do período Neolítico.

Umas das belezas mais exuberantes e naturais da Irlanda são os Clifffs of Moher, penhascos da costa oeste do país que possuem 8 km de extensão e apresentam aproximadamente 220 metros de altura sobre o nível do mar. A caminhada aos Cliffs of Moher dura cerca de quarenta minutos. Ao chegar ao topo, podemos observar o quanto o mar é imenso e infinito. 

O país possui mais de 1.448 km de costas espetaculares, rodeadas pelo Atlântico e pelo mar da Irlanda. A natureza irlandesa apresenta penhascos, águas cristalinas, praias de areia branca e inúmeras oportunidades para os amantes dos esportes aquáticos. Os lagos e rios da Irlanda estão cheios de espécies como o salmão e a truta, enquanto que em terra habitam numerosas espécies mamíferas, inclusive a lebre. Na ilha, existem cinco parques nacionais e setenta e cinco reservas naturais.

Como referenciar: "Irlanda - Diversão" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2019. Consultado em 19/09/2019 às 02:01. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/irlanda/p4.php