Você está em Europa > Noruega

Noruega (continuação)

Informações úteis

Visto

Os brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo ou negócios de até 90 dias. Porém, em alguns casos pode ser exigida a apresentação de passagem aérea de ida e volta para o Brasil.

Serviços Consulares

Embaixada do Brasil na Noruega
Sigurd Syrs gt 4, 0244 - Oslo
Telefone +47  22 54 07 30
Fax +47 22 44 39 64
e-mail: [email protected]

Real Consulado Honorário da Noruega - São Paulo
Rua General Almério de Moura, 780 - Morumbi - São Paulo - SP Cep:05690-080
Telefone:(0xx11) 3759-2379 Fax:(0xx11) 3758-5986
E-mail:[email protected]
Atendimento: seg/sex - 9h30 às 13h.

Real Consulado Geral da Noruega - Rio de Janeiro
Rua Lauro Müller 116, Sala 2206, Torre Rio Sul, Botafogo - Rio de Janeiro - RJ Cep: 22290-160
Telefone: (0xx21) 2541-7732 Fax: (0xx21) 2275-0138
E-mail: [email protected]
Atendimento por telefone: seg/qui: das 14h às 15h30 hs e sextas: 14h às 15h.
Atendimento geral ao público: 9h às 12h30.

Segurança

A taxa de criminalidade na Noruega é muito baixa e reduzida, basicamente, a alguns episódios de roubo e vandalismo. Apesar disso, deve-se evitar certas ruas e regiões da capital Oslo ao anoitecer, como áreas próximas ao rio Akerselva e à rua Skippergata. Esteja sempre atento a seus pertences.

Cuidado extra também ao praticar esportes, utilize sempre os equipamentos adequados nas montanhas ou nas geleiras e opte pela visita guiada com um profissional. Animais selvagens também podem apresentar perigo aos desavisados (lembrando que há ursos habitando algumas florestas).

Os números de emergência são:
Bombeiros: 110
Polícia: 112 (Na dúvida, ligue para este número, pois também funciona como central.)
Ambulância: 113

O brasileiro que estiver em situação de perigo (acidente, morte ou prisão) no país conta com um número de telefone especial, destinado única e exclusivamente para emergências: (+47) 9345 0092 - ressaltando que ele não deve ser usado para informações em geral, apenas para emergências graves.

Saúde

A qualidade da água no país é adequada, sendo a da torneira, em sua maioria, potável. Não é comum a incidência de intoxicação alimentar em turistas, pois geralmente os alimentos são bem lavados e preparados.

A Noruega oferece um clima quente no verão; portanto, apesar do frio da região, leve roupas leves. Já no inverno, os turistas que se aventurarem nas montanhas e em demais temperaturas abaixo de zero, devem usar roupas esportivas adequadas. Mudanças de temperaturas são comuns em um mesmo dia.

Caso necessário, a Noruega tem um número elevado de farmácias. Além disso, alguns medicamentos mais comuns (como aspirina e paracetamol, por exemplo) podem ser encontrados em supermercados e postos de conveniência.

Clima

Apesar da localização geográfica norueguesa, o clima no país não é tão frio quanto o imaginado, podendo, inclusive, chegar aos 30 ºC (embora por períodos limitados). Nas regiões do interior, a temperatura pode cair para até -25 ºC.

No norte do país há mais neve e os dias, no inverno, tendem a ser escuros, em razão da inclinação planetária e da pouca incidência de sol. Em alguns locais, ocorre o fenômeno da "noite polar", isto é, o sol permanece abaixo da linha do horizonte durante alguns dias. Essa inclinação que, no inverno, condiciona a escuridão quase total durante o período, também proporciona o fenômeno conhecido como "Sol da meia-noite" durante o verão, no qual há sol o dia todo, ou seja, por alguns meses não há noite na região. Não é incrível?

Mais ao sul do país, embora não aconteça o fenômeno do Sol da meia-noite, no verão, o dia costuma ser mais claro e a noite mais curta do que o normal.

Língua

Apesar de a língua oficial ser o norueguês, uma complicada língua do norte, a maioria dos habitantes fala inglês fluentemente. Logo, não é necessário aprender o norueguês. Aos turistas, recomenda-se ir pelo menos com o básico do inglês.

Outra língua bastante falada é o Sami. Nas cidades em que o idioma é falado (mais ao norte), as informações como sinais de trânsito são fornecidas em Sami e Norueguês. Além dos dialetos noruegueses, a capital Oslo, sendo uma capital multicultural, abriga línguas de todos os lugares do mundo.

Dinheiro

Moeda: a moeda oficial é a coroa norueguesa (noske krone, cuja abreviação é kr.). Circulam moedas de $1, 2, 5, 10, 25 e 50 e notas de $50, 100, 200 e $1.000 coroas norueguesas.

Cartões: praticamente todas as lojas (com exceção de mercadinhos e postos dos correios) aceitam os principais cartões de crédito, como Visa e Mastercard. No entanto, é necessário apresentar documentação para fazer compras, por isso, leve sempre seu passaporte ou carteira de motorista consigo. Traveller-cheques e dólar são aceitos em todos os lugares. O câmbio pode ser efetuado nos bancos, aeroportos, casas de câmbio, shoppings e hotéis.

Saques: os terminais de caixas eletrônicos são chamados de "Minibanks" e podem ser encontrados por todas as áreas urbanas. Nos principais aeroportos e terminais de trem e ônibus, pode-se sacar euros, libras e também coroas suecas, dinamarquesas e norueguesas.

  

Como referenciar: "Noruega - Informações Úteis" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2021. Consultado em 15/06/2021 às 11:59. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/noruega/p1.php