Você está em Europa > Noruega

Noruega (continuação)

Compras

Os horários de funcionamento dos estabelecimentos na Noruega já melhoraram bastante, mas muitas lojas, aos sábados, abrem apenas durante a manhã e quase todo o comércio fecha aos domingos. Os mercados funcionam geralmente das 10h às 23h durante a semana. As lojas de conveniência, como as grandes cadeias Narvesen e Mix (em todo o país), Deli de Luca (Oslo, Stavanger, Bergen) estão abertas desde cedo até tarde da noite todos os dias, com 24 horas de serviço nas grandes cidades. Em todo o país você encontrará postos de gasolina Statoil, Shell e Esso. Praticamente todos os postos oferecem opções de fast-food.

A maioria das grandes cidades da Noruega possuem inúmeros shoppings, embora ainda existam ruas comerciais, como Karl Johans Gate, por exmeplo. Tentar negociar valores e descontos é uma prática desaprovada em quase todas as lojas. Você até pode pechinchar, mas normalmente o preço que você vê, é o preço que você paga.

Dicas: aproveite sua estada na Noruega para comprar um lusekofte, casaco tradicional norueguês, ou um chapéu com estampas de flocos de neve. Dê-se ao luxo de adquirir pratos de porcelana de Porsgrunn, fornecedor de porcelana para os reis da Noruega, ou uma taça de cristal de Hadeland. Os amantes de queijo adorarão o gammelost, uma especialidade nacional.

Comunicação

Telefone: a cobertura de telefonia móvel é universal em áreas urbanas e geralmente também é boa nas áreas rurais.

Correio: possui horário de funcionamento das 8h às 17h durante a semana (às quintas-feiras, o horário estende-se até as 18h). Em Oslo, durante a semana as agências ficam abertas até as 20h. Aos sábados, o atendimento costuma ser até as 13h.

Internet: a maioria dos lares noruegueses estão ligados à internet, o que acaba tornando rara a existência de cibercafés fora das grandes cidades, devido a um mercado relativamente pequeno. Grande parte das bibliotecas públicas têm acesso gratuito à internet. Se você tiver um laptop com conexão Wi-Fi, há zonas de internet sem fio em praticamente em todos os lugares (postos de gasolina, centros comerciais, cafés, shopping centers, hotéis ,etc). Nos hotéis, geralmente há um terminal disponível para uso dos hóspedes.

  

Como referenciar: "Noruega - Compras - Comunicação" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2021. Consultado em 15/06/2021 às 13:30. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/noruega/p2.php