Você está em Europa > Noruega

Noruega (continuação)

Diversão

Estações de esqui - A Noruega é um país perfeito para quem curte praticar esportes de inverno. O esqui mais praticado é o de fundo de vale, por trilhas balizadas e iluminadas (já que no inverno quase não há sol nas regiões setentrionais do país). O principal centro de esportes de inverno na Noruega é Morgedal, em Telemark. Além de esqui, há opções menos radicais, como trenó motorizado ou puxado por cães.

Preikestolen (ou Prekestolen, que significa "Púlpito do Pregador" ou "Rocha do Púlpito") - É uma falésia de 604 metros que se ergue sobre o Fiorde de Lyse, em frente ao platô Kjerag, em Forsand, na Noruega. O topo da falésia é de aproximadamente 25 por 25 metros, quadrado e quase plano. É um lugar incrível e uma grande atração turística do país.

Bares - Durante a semana é comum encontrar noruegueses sentados em bares, desfrutando uma cerveja ou um bom vinho. Nos finais de semana, os noruegueses costumam se reunir na casa de amigos e dificilmente retornam para suas casas antes da meia-noite.

Passeios

Cabo Ocidental - Um roteiro turístico interessante para se fazer de carro na Noruega é Hamar e o Lago Mjøsa; Lillehammer, que em 1994 sediou as Olimpíadas de Inverno; as lindas paisagen do vale Gudbrandsdalen e as cidadezinhas de Vågå e Lom, famosas por suas igrejas do período medieval. Se tiver tempo para um pequeno desvio em seu roteiro de viagem, dê uma chegada a Dalsnibba, situada a 1494 metros acima do nível do mar; ou tome ferry pelo impressionante Geirangerfjord.

Helgeland e Lofoten - Outro roteiro turístico interessante é percorrer de carro a costa de Helgeland, famosa por sua beleza natural. O roteiro inclui áreas de montanha como o monte Torghatten e passeios de barco pelas ilhas do litoral.

Bergen - Existem várias opções de cruzeiros na Noruega, partindo de Bergen, mas não são baratos. Bergen não é apenas ponto de partida para a visita aos fiordes. É também uma cidade histórica e charmosa, com uma arquitetura típica e que conserva seu bairro medieval. Ruas como a Knøsesmauet são particularmente graciosas. Um dos melhores passeios em Bergen é tomar um teleférico até o alto do monte Ulriken: a vista da região é deslumbrante. De Bergen pode-se também chegar de carro ao Sognefjord, outro local com ricas paisagens.

Aalesund - Conhecida como a “capital do bacalhau”, Aalesund é uma cidadezinha muito graciosa, que vive da pesca e que fica a 50 minutos de voo de Oslo. Destruída quase completamente por um incêndio em 1904, Aalesund praticamente renasceu das cinzas. Situada sobre uma península e ilhas, Aalesund dá a impresão de ser uma espécie de Veneza nórdica, com seus canais e suas casinhas coloridas. Considerada uma das mais belas cidades da Noruega, foi classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Visita ao Polo Norte - De Kirkenes partem as expedições ao Polo Norte, visitas guiadas que normalmente custam 10.000 € por pessoa. A viagem ocorre a partir de Murmansk, na Rússia, e depois segue de helicóptero até a base russa Bornéu, que está situada sobre uma placa de gelo. De Bornéu ao Polo Norte, a viagem é realizada a pé. A aventura chega a ser um pouco perigosa, devido à existência de ursos polares na região.

Noite

A Noruega é um país com uma vida noturna agitada, a qual pode ser comparada à encontrada nos países latinos ou em cidades como Nova York e Paris. Oslo, Bergen e Trondheim oferecem numerosas possibilidades para quem deseja sair à noite, tais como bares, restaurantes e discotecas. Por volta da 1h, as discotecas do país já estão lotadas. A maioria das festas estendem-se até as 3h, qaundo a música e a venda de bebidas são suspensas.

Praia

As praias não costumam ser os grandes destaques da Noruega, uma vez que existem os fiordes. Entretanto, durante o verão muitos turistas ficam encantados com as praias norueguesas. Como o verão por lá é curto, não perca tempo e saiba desde já quais são as melhores praias da Noruega:

Praias próximas à Stavanger: na região sudoeste do país, o visitante irá deparar-se com belas praias de areias brancas, tais como Solastrand, Vigdel, Hellestø Beach, Orrestranda Beach, Vaulen e Godalen. A maioria delas fica a aproximadamente 15 - 40 minutos da cidade de Stavanger.

Praias em Oslo: na região metropolitana de Oslo, as melhores praias são Huk e Paradisbukta. Nessas praias, o nudismo é opcional e bem aceito pelos noruegueses. É possível chegar a qualquer uma dessas praias de ônibus.

Selje: ao longo da costa ocidental norueguesa, no distrito de Nordfjord, localiza-se a romântica cidade de Selje. Nela está Seljesanden, uma simpática praia que inclusive disponibiliza serviço de boat até Bergen.

Neve

Nos meses mais frios do ano (janeiro e fevereiro), grande parte da Noruega transforma-se num paraíso de neve. Nas áreas de baixa altitude do interior, tanto no norte quanto no sul da Noruega, as temperaturas no inverno podem cair muito, chegando, às vezes, a - 40 ºC no interior das províncias de Finnmark e Troms, e nas regiões centro e leste do país.   

Natureza

O país dos fiordes e do Sol da meia-noite é famoso por possuir paisagens naturais de rara beleza. Mais de 90% do território norueguês é ocupado por campos e florestas. Saiba mais sobre os principais fenômenos que podem ser observados e apreciados no país:

Fiordes: a Noruega tem como principal atração turística seus fiordes (fjords), ou seja, golfos profundos e estreitos entre altos rochedos, que recortam a costa do país no Oceano Atlântico. Eles são o resultado do derretimento das geleiras ocorrido no final da última era glacial, há 10 mil anos. A pressão das geleiras abriu fendas profundas nas montanhas, que posteriormente foram invadidas pelo mar. Os fiordes podem ser percorridos de barco. O ponto de partida para conhecer a região dos fiordes na Noruega é a cidade de Bergen. Há cruzeiros que navegam entre as muralhas de pedra de um lado e os fiordes do outro, um espetáculo impressionante.

Sol da meia-noite: no auge do verão, nas regiões mais setentrionais da Noruega, o sol nunca se põe (em razão da latitude). O astro chega a ficar bastante baixo no horizonte, como um pôr do sol avermelhado, para depois tornar a subir lentamente, sem que chegue a anoitecer. É fascinante ver o sol da meia-noite refletindo-se na neve. A cidade ideal para isso é Tromso, numa ilha, junto a um fiorde. O sol da meia-noite, em disco inteiro, é visível no cabo Norte, extremo norte da Noruega, desde 14 de maio até 29 de julho, aproximadamente.

Auroras boreais: no norte da Noruega outro fenômeno é igualmente grandioso: as auroras boreais são um espetáculo de luzes coloridas que parecem dançar no horizonte. O espetáculo faz parte das atrações turísticas que o país oferece. Obs.: as auroras boreais não são visíveis durante a época do Sol da meia-noite.

Ecoturismo: a Noruega é uma opção perfeita para os amantes do trekking e outras modalidades de ecoturismo. Em várias regiões do país há trilhas balizadas pelas montanhas e florestas. Existe inclusive a possibilidade de realizar trekking sobre geleiras, já imaginou? 

Como referenciar: "Noruega - Diversão" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2021. Consultado em 15/06/2021 às 13:44. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/noruega/p4.php