Você está em Europa > Noruega

Noruega (continuação)

Viagem

Aeroportos

O Aeroporto de Gardenmoen, em Oslo, é o principal aeroporto internacional da Noruega. Os demais aeroportos do país incluem: Sandefjord, Moss, Stavanger, Bergen, Trondheim e Tromsø.

Avião: o avião pode ser uma boa opção de transporte para as distâncias maiores, como entre Bergen e Oslo, ou para Tromso e Trondheim, bem mais ao norte. Os voos no sul da Noruega costumam ser mais baratos que os do norte.

Carro: as estradas da Noruega são boas e seguras, mas um automóvel não é o meio de transporte mais econômico no país. Aliás, durante o inverno evite viajar de carro, pois são necessários pneus próprios para neve ou correntes. Além disso, muitas estradas podem estar bloqueadas em razão do acúmulo de neve. Quanto mais para o norte você for, mais difícil será viajar de carro pelo país.

Trem: é o meio mais comum de se viajar pela Noruega. Os trens são confortáveis, mas não são de alta velocidade, como em outros países europeus. Os passes ferroviários europeus Eurail são válidos também na Noruega.

Ônibus: o ônibus é uma boa opção de transporte e geralmente costuma ser mais barato que o trem. No extremo norte da Noruega, o ônibus é o transporte público usual, pois não há trens na região. Há um sistema de passes de ônibus válidos durante 21 dias com uso ilimitado na Noruega.

Barco: o barco como meio de transporte é utilizado principalmente para a visita aos fiordes. Bergen é o ponto de partida para muitas excursões.

Acomodação

A Noruega é um lugar relativamente caro tanto para se viver quanto para visitar. Logo, os turistas devem estar preparados, pois o alto custo de vida reflete nos preços cobrados por grande parte dos hotéis do país. No que diz respeito à acomodação, Paris, que é considerada uma cidade cara, ainda é consideravelmente mais barata que Oslo, para você ter ideia. Por isso, os albergues são opções bem econômicas de hospedagem. Nos sites a seguir é possível encontrar diversas opções de albergues na Noruega:
http://www.portuguese.hostelworld.com/findabed.php/Albergues/Oslo/Noruega
http://www.hihostels.no/

Para estadas longas (a partir de uma semana), considere a hipótese de alugar um apartamento, uma casa, ou mesmo uma cabana. Dependendo do período que você permanecer no país, esse tipo de acomodação pode sair bem mais em conta que a hospedagem em um hotel padrão.

Comes & Bebes

O prato nacional da Noruega é o Fårikål, que consiste em uma caçarola com guisado de carne de borrego e repolho. Bife, medalhões, carnes de caça, veados, renas e alces são alimentos muito apreciados, assim como o salmão defumado, variedades fermentadas, bem como outros peixes. Se você gosta de pratos que contenham carne, não saia da Noruega sem experimentar rena, alce, cervo ou tetraz, típicos do país. Aprecie-os com um molho cremoso e, se desfrutar de um copo de vinho tinto, terá à sua disposição uma excelente refeição.

O almoço norueguês geralmente consiste de pão e snacks, em vez de pratos quentes, hábito que acaba sendo compensado pela refeição reforçada na hora do jantar. Por essa razão, pode ser difícil encontrar um restaurante aberto ou um lugar que sirva refeições quentes antes das 14h.

Outra especialidade da gastronomia norueguesa é o queijo de leite de cabra preparado de uma forma especial (brunost). Esse queijo castanho e doce não é muito conhecido fora da Noruega, mas é adorado pelos noruegueses de todas as idades. A carne curada ou seca (spekemat), sob a forma de presunto e salsichas secas, é uma comida popular na Noruega durante o verão. O Spekemat serve-se, em geral, com um pão tostado muito fino (mais uma especialidade norueguesa), natas azedas e ovos mexidos.

Recentemente, vários chefes de cozinha noruegueses ganharam prêmios internacionais em concursos de culinária de grande prestígio. Isso contribuiu para elevar os padrões dos restaurantes noruegueses e para desenvolver uma cozinha moderna com base em produtos tradicionais do país.

Quanto às bebidas, os noruegueses bebem bastante, mas o comércio de bebidas funciona um pouco diferente do Brasil. O único tipo de bebida alcoólica encontrada nos supermercados é a cerveja, e mesmo assim, só é possível comprá-la até as 20h nos dias de semana e até as 18h nos finais de semana. Nos supermercados não são comercializados vinhos, vodkas, uísques, etc.; essas bebidas podem ser adquiridas em casas especializadas, como o Vinmonopolet. O preço das bebidas no país costuma ser alto. As marcas mais conhecidas de cerveja são Ringnes, Hansa e Frydenlund.

  

Como referenciar: "Noruega - Hospedagem e Alimentação" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2021. Consultado em 15/06/2021 às 12:19. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/noruega/p3.php