Você está em Europa > Portugal

Portugal (continuação)

Informações úteis

Visto

Brasileiros não precisam de visto de turismo para até 3 meses de permanência.

Serviços Consulares

Embaixada
Estrada das Laranjeiras 144. Lisboa
Fone: 21-724-8510
www.embaixadadobrasil.pt
Email: [email protected]

Consulados
Praça Luiz de Camões 22, 1 ESQ - Lisboa
Fone: 21-321-4100
www.consulado-brasil.pt
Email: [email protected]

Avenida de França, n° 20 - 1° andar - Porto
Fone: 22-608-4070
e-mail: [email protected]

Informações Turísticas

Os centros de informações turísticas são conhecidos como Postos de Turismo ou simplesmente Turismo. Geralmente você os encontra em estações de trem ou muito próximo a elas. Oferecem mapas, informações culturais, eventos e atrações em geral. Nas principais cidades, consegue-se um guia gratuito com informações específicas do local.

Segurança

Sem maiores problemas, mas sempre é bom ficar atento, especialmente nas grandes cidades portuguesas e em suas ruelas estreitas e escuras.

Telefone de emergência:  112

Saúde

As farmácias (farmâcias) costumam vender vários tipos de medicamentos que necessitariam de receitas em outros países. Funcionam das 9h às 13h e das 15h às 19h e podem ser identificadas por uma cruz verde iluminada.

Não se exige nenhum tipo de vacina para entrar em Portugal, porém é aconselhável vacinar-se contra febre tifoide e poliomielite.

Clima

O inverno na região sul, principalmente nas costas de Algarve, é ameno, mas julho e agosto costumam ser meses extremamente quentes. De abril a outono, o norte do pais fica agradavelmente quente, mas com chuvas frequentes. O inverno nas regiões montanhosas do norte é bastante frio.

Língua e Etiqueta

A maior diferença entre o português de Portugal e o nosso é, sem dúvida, o sotaque. De vez em quando soa meio estranho, ou mesmo engraçado. Para eles, nossas expressões e acentos são talvez mais familiares, graças às novelas brasileiras.

Os portugueses são muito amáveis, mas um pouco formais. Sempre trate um estranho por “senhor” ou “senhora”.

Embora a maneira de se vestir seja quase sempre informal, quando visitar igrejas ou outros templos procure cobrir braços e joelhos.

Dinheiro

Moeda: o euro substituiu o escudo em 2002, à cotação de 1 euro para 200,482 escudos.

Câmbio: boa opção é no Banco do Brasil de Lisboa, que cobra uma comissão menor. Trocas também podem ser feitas em outros bancos, casas de câmbio e hotéis. Cartões de crédito são bem aceitos e permitem scar dinheiro dos caixas eletrônicos ATM.

Bancos: os bancos funcionam das 9h às 15h, de segunda a sexta.

  

Como referenciar: "Portugal - Informações úteis" em Só Turismo. Virtuous Tecnologia da Informação, 2010-2021. Consultado em 15/06/2021 às 12:02. Disponível na Internet em http://www.soturismo.com.br/continentes/europa/portugal/p1.php