Informações Úteis

Visto

Brasileiros não precisam de visto para viagens a turismo ou negócios de até 90 dias. A cédula de identidade já basta para entrar no país, sendo que o documento deve estar em ótimo estado de conservação.

Serviços Consulares

Embaixada do Brasil no Chile
Calle Alonso Ovalle, 1665 - Santiago
Telefone (00xx562) 698-2347
Fax (00xx562) 671-5961

Consulado do Brasil em Santiago
"Edificio Banco Exterior" Calle Enrique Mac-Iver, 225 - 15º Piso
Santiago – Centro
Tel. :(562) 441-9187

Segurança

O Chile está entre os países com menor índice de criminalidade no mundo. A capital Santiago é uma das cidades mais seguras do hemisfério sul e os carabineros (policiais do chile) mantêm as ruas da cidade policiadas, seguras e tranquilas, mesmo à noite. Tentar subornar os carabineiros é ofensivo, pois eles são bastante confiáveis e honestos. Em caso de emergências, deve ligar a carabineros ao telefone 133. Para bombeiros o número é 132 e para a ambulância ligue 131. O número de informações gerais é 103.

Apesar de toda segurança, é bom ficar atento em algumas zonas periféricas das cidades, evitando os passeios noturnos em lugares solitários. Quanto à homossexualidade, apesar da descriminalização, ainda é um tema tabu no país, pois os chilenos são bastante conservadores.

Outra dica importante é não andar pelas ruas do Chile consumindo bebidas alcoólicas, pois você pode ser detido. Beba em locais apropriados como bares e pubs.

Saúde

Atualmente, não se exigem vacinas nem exames médicos para entrar no Chile. No país não ocorrem doenças como a malária, febre amarela ou cólera.

O Chile se destaca pela qualidade do seu sistema de saúde e pelas clínicas modernas. O sistema de saúde pública que o país oferece está entre os melhores da América Latina. Existem serviços de urgência que também atendem a estrangeiros. Mesmo assim, é recomendável viajar com um seguro de saúde adicional e verificar atentamente sua cobertura. Os serviços médicos privados no Chile são de um valor mais elevado do que os que a rede pública de saúde oferece.

Quanto à alimentação, recomenda-se não comer produtos do mar crus e frutas sem lavar, além de estar atentos à comida comercializada na rua. A água no país é de boa qualidade, porém recomenda-se aos mais sensíveis a mudanças tomar água engarrafada, principalmente em áreas mais afastadas de cidades.

 

Clima

Na capital Santiago as temperaturas têm uma média de 20ºC no verão, com máximas de até 36º C. Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes. No inverno as temperaturas podem chegar a -2ºC, ainda que a média diurna seja de 10º C. Ao planejar qualquer viagem, deve-se considerar que a diferença de temperatura entre o dia e a noite pode variar em mais de 20 graus.

No Norte, o clima é de caráter árido ou desértico com escassas precipitações. Todo o ano as temperaturas se mantêm perto dos 20ºC.

No centro e numa parte do sul do país o clima é mediterrâneo. As quatro estações estão muito bem definidas, com um verão seco e morno e um inverno chuvoso e frio.

Mais ao sul, as chuvas aumentam e o clima torna-se marítimo chuvoso, registrando fortes precipitações tanto no verão como no inverno. Na Patagônia, o clima é de estepe fria, caracterizado por uma grande amplitude térmica, fortes ventos, baixas temperaturas e muita neve no inverno.

 

Língua

A língua oficial é o espanhol. O espanhol do Chile também é denominado castelhano, pela influência dos primeiros europeus que vieram de Castilha.

 

Dinheiro

Moeda: a moeda oficial é o peso chileno. Circulam moedas de $1, 5, 10, 50 e 100 e notas de $500, 1000, 2000, 5000, 10000 e 20000 pesos. Todos os cartões de crédito, tais
como Visa, Master Card, Diners e American Express são aceitos, com exceção de alguns locais mais distante das cidades. Traveller-cheques e dólar são aceitos em todos os lugares. O câmbio pode ser efetuado nos bancos, aeroportos, casas de câmbio, shoppings e hotéis.

Os bancos abrem de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 14:00.

 

  

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 - 2017 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.