Liverpool

Liverpool é uma cidade do Merseyside, no noroeste da Inglaterra, no lado norte do estuário do Mersey. A cidade está localizada no extremo sudoeste do condado tradicional de Lancashire. É uma das cidades mais charmosas do Reino Unido, situada no noroeste da Inglaterra. Ganhou fama internacional nos anos 60, com o surgimento de uma das bandas mais ouvidas na história da música, “Os Beatles”, recebendo até hoje milhares de turistas que visitam a cidade para conhecer a história da banda. Nos dias de hoje, Liverpool é considerada um dos novos centros financeiros da Grã-Bretanha. Em 2007 a cidade completou 800 anos.

História

Em 29 de agosto de 1207, a pequena vila de pescadores de Liverpool obteve alvará do rei John, transformando-se em município livre; um segundo alvará, outorgado por Henrique III em 1229, concedeu aos mercadores o direito de comércio sem necessidade de pagar taxas governamentais, nascendo assim o porto de Liverpool. Foi na fase final do reinado de Elizabeth I, na época do comércio com o novo mundo, em que o porto da cidade passou a ser a principal porta para o novo mundo. A grande peste de 1664 e o grande incêndio de 1666, em Londres, fez com que muitos mercadores se mudassem para Liverpool e o porto prosperou.

Durante os séculos 17 e 18, a costa garantiu à cidade um papel importante no comércio de escravos da região do Caribe. O primeiro navio a vapor partiu do cais de Liverpool em 1840, levando emigrantes para o Novo Mundo, entre eles irlandeses que fugiam da escassez de batatas.

Atrações

Na região da cidade às margens do rio fica o famoso Royal Liver Building. Os armazéns do século 19 que cercam Albert Dock (www.albertdock.com) foram transformados em lojas, museus, galerias e restaurantes. Vale a pena visitar o Maritime Museum e a Tate Liverpool, que abriga exposições de arte contemporânea inglesa.

Uma das mais celebradas galerias da cidade é a The Walker. As pinturas expostas variam desde quadros italianos e flamengos antigos até obras de arte do início do século 20.

Concebida em 1903 pelo arquiteto Giles Gilbert Scott (1880-1960) em estilo gótico e concluída em 1978, a Liverpool Anglican Cathedral é a maior do mundo.

A Metropolitan Cathedral of Christ the King (1962-7), de credo católico, ocupa um edifício circular que exibe no alto uma coroa de espinhos estilizada, com 88m de altura. A catedral inaugurada em 1967 tem estilo católico Romana e um design circular com maravilhosas e amplas janelas coloridas. Tudo na catedral é bem amplo. É cobrada uma taxa de três libras que é destinada para a manutenção da Catedral (www.liverpoolmetrocathedral.org.uk).

Liverpool ficou conhecida mundialmente na década de 1960, quando estava na "moda" devido a quatro rapazes: John, Paul, George e Ringo, amantes do rock'n'roll americano, que reinventaram a música e fizeram (e ainda fazem) sucesso no mundo inteiro: The Beatles. A Beatles Story é uma exposição em formato de ensaio teatral que retrata a meteórica ascensão do grupo na década de 1960. No The Carven Club (www.cavernclub.org), onde começaram os Beatles, encontram-se além da cultura musical atual, toda a história da banda mais famosa do mundo, além de diversas atrações ao vivo quase todas as noites.

Nos esportes, o Everton FC e o Liverpool F.C., fazem um dos clássicos de futebol mais antigos do mundo (na Inglaterra os clássicos são chamados de derby). Assista uma partida no Anfield Stadium, que foi inaugurado em 1884 e tem capacidade para 45.400 torcedores sentados. É uma atração da cidade que adora futebol. Existem tours para o estádio vazio, mas recomendo assistir um bom jogo para sentir a emoção que os ingleses de Liverpool têm por futebol (www.liverpoolfc.tv).

Transporte

Transporte em Liverpool não é um grande problema por se tratar de uma cidade não muito grande, além de possuir um sistema de transportes eficiente que conta com Ônibus, Metrô e Ferry Boat (para travessia do rio Mersey). São quatro principais estações de metrô na cidade: Lime Street, Central, Moorfields e James Street, que atendem perfeitamente seus usuários. E são duas as principais estações de ônibus: Paradise Street Bus Station e Queen Square Bus Station. O preço do transporte em Liverpool varia muito. Existem tarifas especiais para muitos eventos diferentes, sendo possível encontrar tarifas a partir de uma libra.
Maiores informações: www.merseytravel.gov.uk

Há também um aeroporto em Liverpool que foi construído nos anos 30, e mais tarde foi renomeado “Liverpool John Lennon Airport” em homenagem a John Lennon. O aeroporto atende a inúmeras cidades européias (www.liverpoolairport.com).

Acomodação

Para acomodações no centro de Liverpool acesse esse ótimo guia da cidade: www.hotelsofliverpool.com/location-liverpoolhotels.htm Para achar um bom albergue em Liverpool acesse: www.hostelworld.com/

Vida Noturna

Liverpool tem uma famosa vida noturna, que é conhecida em toda Europa, talvez por causa da musicalidade envolvida na cidade, depois do aparecimento dos Beatles. A verdade é que se tratando de programas a noite Liverpool tem muito a oferecer. Várias casas noturnas recebem famosos Djs de toda Europa, restaurantes, e bares temáticos também se encontra aos montes na cidade, sem falar nos pubs que dia de jogo do Liverpool ficam lotados até tarde. Uma ótima opção são as já citadas acima The Cavern Club (que traz a história dos Beatles) e Albert’s Docks que também tem várias atrações de noite. Um ótimo guia de casas noturnas e atrações na cidade você encontra em www.clubvibes.com/nightlife/Liverpool-UK.html

Porto de Liverpool



Fonte: www.reino-unido.net

Albert Docks

Foto de G-Man (Set/2004)

Metropolitan Cathedral
Metropolitan Cathedral em Liverpool
Fonte: queromorarfora.com

 Anfield Stadium
Estádio 'Anfield' Liverpool
Fonte: queromorarfora.com

Mapa de Liverpool

Fonte: planetware.com

 

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 - 2017 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.