Inverness

Capital das Highlands, as terras altas escocesas, Inverness, com 35 mil habitantes, é uma pequena e simpática cidade sem muito a oferecer, sendo de fato um bom ponto de partida para explorar a região. Descubra trilhas nas redondezas com viajantes hospedados nos albergues - junto com o eficiente CI, os hostels são um bom local para se informar sobre rotas de trekking. Inverness também é bastante conhecido pela proximidade do Lago Ness, aquele do monstro mais popular do Reino Unido.

Informações

Código de acesso: 01463
Centros de Informações: Fica na Castle St. com a Bridge Street, saindo da estação (ônibus ou trem), pegando a Academy Street e seguindo pela esquerda até High Street, indo por esta em direção ao rio (oeste). Abre no verão das 9h-20h30 (domingos 9h30-18h) e no inverno das 9h-17h. É um bom ponto de partida, com infindáveis panfletos e informações das Highlands, de sugestões de trekkings à reserva de hotéis e Bed & Breakfast, sem se esquecer das indefectíveis lojinhas.
Internet: Invernet, na Bridge Street, de seg/sáb das 8h30-22h, domingos das 12h-22h, acesso £5/hora.

Na cidade

A estação de trem e ônibus são quase ao lado uma da outra, ambas desembocando na Academy Street. Pontos de referência são seus calçadões, a High Street, que vai até o rio, e a Market Arcade, em frente à estação de trem. E para onde você for na cidade, vá a pé. Opção é alugar uma bicicleta. Você encontra na Bike Bus, fone 831679, e Barney's, fone 232249.

Chegando e saindo

Ônibus são freqüentes para vários locais, especialmente Edimburgo (4 horas), Glasgow (3h30) e boa parte do norte da Escócia. Trens vão também a Londres, eventualmente trocando em Edimburgo. Uma dos trajetos mais populares é até Kyle of Lochalsh (2h30), no noroeste do pais, uma das mais belas paisagens da viagem da Grã-Bretanha.

Acomodação

Proporcionalmente ao seu tamanho e ao que oferece, Inverness tem um bom número de acomodações mochileiras, e legais. Apesar do correto albergue oficial, os independentes são melhores pra quem quer trocar figurinhas de passeios pelas Highlands.

Inverness Milburn Youth Hostel, albergue HI. Victoria Drive. Fone: 231771, reservas 08701553255. E-mail: inverness@syha.org.uk. Da estação seguir pela Academy Street, virando à esquerda quando já é Eastgate e seguindo quando a rua se torna Milburn Road. Placas indicarão quando você deve virar à direita rumo ao albergue. Diária £13,25, café da manhã incluído. Curfew 2h, lockers nos quartos. Dá pra ir a pé (uns 20min), mas é bem mais longe do que os outros. Mais adequado pra quem está de carro.

Ho Ho Hostel, albergue independente. Fica na 23a High Street. Fone: 221225, bem central. Diária entre £8,50 e £9,50. O café custa £1,40. Sem locker ou curfew. São 81 camas, de 8 a 12 por quarto. Dispõe de lavanderia (£4 para lavar+secar) e internet (£4/hora).

Inverness Student Hostel, albergue independente. 8 Culduthel Road, próximo ao castelo. Fone: 236556. E-mail: hostels@scotlands-top-hostels.com. Diária £9 (£10 no verão). Café da manhã disponível por £1,60. Tem 57 camas, 9 quartos, cozinha. Serviço completo de lavanderia por £2,50. Está em cadeia com outros albergues da Escócia, favorecendo o sistema de reservas. Atendimento simpático.

Bazpacker Backpackers Hotel, albergue independente. 4 Culduthel Road. Fone: 717663. Diária £8,50 e £12 em quartos duplos. Tem 40 camas distribuídas em 11 quartos. Sem curfew. Cozinha disponível e sala de TV. Lavanderia £2 + £2 para secar.

Atrações

Na cidade não há propriamente o que fazer. Você pode matar o tempo caminhando pelo curto calçadão da High Street e se a necessidade suprema de uma atração turística bater, existe o Inverness Museum, quase ao lado da CI, que você pode chegar porque a entrada é gratuita, de seg/sáb das 9h-17h, Castle Garrison, o apático castelo um pouco mais atrás e, do outro lado do rio, a Balnain House, provavelmente a mais interessante de todas, aberto conforme a temporada das 10h-17h/18h/20h, demonstrando o desenvolvimento da música Highland, de suas raízes seculares ao pop-rock-folk atual.

Arredores

Lago Ness O lago se tornou mundialmente famoso pela lenda do monstro, que por diversas vezes teria sido visto e fotografado. Monstro por monstro, preferimos o ET de Varginha. Mas o marketing já foi feito e este é o motivo que atrai o maior número de visitantes. Para estes, o ponto ideal de conhecer o lago é em Drumnadrochit, onde dois museus corroboram com a lenda, além da facilidade do ônibus (saindo da estação de Inverness, horário limitados, £5 ida e volta). Para quem está de carro, o lago pode ser admirado ao longo de sua extensão, uma estreita falha geográfica, conhecida como Great Glen, de 37km de comprimento que chega até 230m de profundidade, alongando-se de Inverness até Fort William. Genericamente, o lago delimita, ao seu norte, o início das Highlands.

Urquhart Castle À beira do lago Ness, alguns quilômetros a frente da cidade de Drumnadrochit, mas acessível com o mesmo ônibus. São as ruínas daquele que já foi um dos maiores castelos e fortalezas da região. Aberto das 9h30-16h30 (out/mar) /18h30 (abril/set) /20h30 (picos do verão), última admissão 45 minutos antes, entrada £3,80.

Official Loch Ness Exhibition Centre e The Original Loch Ness Visitor Center Eis uma curiosa disputa entre os dois "museus" vizinhos situados em Drumnadrochit e que contam a lenda do monstro, o oficial vs o original. O primeiro é mais moderno, trabalha basicamente com recursos de imagem e multimídia. Já o Original é de fato o mais antigo, apresentando fotos e filminho. Apesar da simpatia da velhinha gerente, se você realmente for em algum deles, prefira o Oficial. Entrada £5,95/£4,50 (estudante) para o primeiro e £3,50/£3 (estudante)+ £0,50 pelo film e para o segundo.

Lago Ness, Inverness

Fonte: www.worldtour-of-scotland.com

Castle Garrison

Fonte: www.cesutherland.com

High Street

Fonte: www.high.st

 

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 - 2017 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.