Universidades de Oxford e Cambridge

Duas viagens quase eqüidistantes a partir de Londres, que permitem ir e voltar no mesmo dia, farão com que você mergulhe nos primórdios da história da educação nesse país. Ainda que a cidade de Oxford seja mais antiga do que a universidade, é esta última que atrai os visitantes hoje em dia. E também foi ela que deu à cidade sua identidade e personalidade desde que surgiu formalmente como um centro de conhecimento por volta de 1167. Não saia por ali procurando “campus”. Na realidade, a Universidade de Oxford é composta por 36 faculdades (todas fundadas antes do século XVI) que estão inextricavelmente ligadas à cidade. Os edifícios formam um painel didático da arquitetura inglesa, criando um cenário marcado por altas torres, pináculos e agulhas que tornam a cidade visualmente fascinante e ótima para se caminhar. Consiga uma vaga num dos passeios a pé, guiados por professores e alunos – eles tem informação de sobra sobre os 24 primeiros-ministros e proeminentes intelectuais que ao longo do tempo passaram pela universidade (de Graham Greene a Lewis Carrol e de Percy Bysshe Shelley a Bill Clinton).

Visite os bares impregnados de história que até hoje são freqüentados pelos estudantes. Comece com o Bear Inn, do século XIII, na Alfred Street, com sua coleção de milhares de gravatas enfeitando as paredes, e depois faça uma boa caminhada às margens do Tamisa. Em seguida dê uma parada no Museu Ashmolean, na Beaumont Street, para ver seu tesouro em obras de arte e antiguidades em exibição desde 1683, o que o torna o mais antigo museu público da Grã-Bretanha. O Old Parsonage Hotel, do século XVII, tem uma fachada que faz com que se pareça com as centenas de prédios da universidade em toda a cidade. Peça o quarto 26, onde Oscar Wilde certa vez se hospedou. Localizado bem no centro da cidade, mas mantendo um ambiente que lembra uma estalagem rural, o hotel foi ampla e cuidadosamente restaurado.

A pequena e encantadora cidade de Cambridge abriga a outra grande universidade da Inglaterra, uma das mais antigas e de maior prestígio da Europa (só 14 anos mais nova do que Oxford). Entre as estreitas travessas e livrarias abarrotadas – com suas 31 faculdades (16 delas surgidas na Idade Média) – formaram-se estudantes como John Milton e Stephen Hawking, Darwin, Newton e Cromwell viveram ali em diferentes épocas. A Capela do King’s College, considerada por Henry James “a mais maravilhosa da Inglaterra”, começou a ser construída por Henrique VI em 1441, quando ainda era adolescente. Edificada no estilo gótico inglês conhecido como perpendicular, ela continua a ser até hoje o mais perfeito exemplo dessa escola. O quadro Adoração dos Magos, pintado por Rubens no século XVII e doado à capela em 1961, está suspenso sobre o altar principal, iluminado com delicadeza pelas janelas com grandes vitrais do século XVI sob uma deslumbrante abóboda em forma de leque. A vista mais clássica da capela pode ser apreciada dos fundos, tendo ao lado os jardins e gramados verde-esmeralda ao longo das margens do belo rio Cam, que proporciona a oportunidade de um passeio de barco a remo. Imagine os tempos despreocupados da faculdade a bordo de uma dessas embarcações de madeira com fundo chato, pilotada por um estudante sob os ramos dos chorões plantados nas margens. Inclua no seu roteiro uma visita ao Fitzwilliam, um dos melhores e mais antigos museus públicos da Grã-Bretanha. Só ele já valeria o passeio de Londres a Cambridge. A arte holandesa do século XVII é o ponto forte de sua coleção, mas o acervo foi enriquecido com obras de muitos artistas, de Ticiano e Michelangelo aos impressionistas franceses.

Localização

Oxford está localizada a 87km a noroeste de Londres. Cambridge está a 88km ao norte de Londres.

Atrações

Old Parsonage Hotel: Banbury Road, 1. Tel. (44) 1865-310-210; fax (44) 1865-311-262; info@oldparsonage.co.uk; www.oldparsonage-hotel.co.uk. Quartos duplos por US$ 243.
King’s College: King’s Parade; www.kings.com.ac.uk/chapel. Melhores épocas: o concerto de Natal, de grande sucesso, é transmitido da Capela do King’s College; pergunte pela programação regular dos serviços corais e pelo concerto esporádico do conceituado Coro da Capela.
Museu Fitzwillian: Trumpington Street; tel. (44) 1223-322-933; fitzmuseum-enquiries@lists.cam.ac.uk; www.fitzmuseum.cam.ac.uk.

Quando


Terça a Domingo. Primavera e outono são as melhores épocas para evitar as multidões. De Maio a Setembro você encontra o melhor clima.

 

Oxford University

Fonte: www.ox.ac.uk

Cambridge University

Fonte: www.discoveryholiday.co.uk

 

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 - 2017 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.