Arezzo

Arezzo, com 92 mil habitantes, é a grande surpresa da Toscana: típica cidadezinha italiana de cor amarelo-pastel que conserva um centro medieval. Destaca-se a Pieve di Santa Maria, uma das mais belas igrejas romanescas da Itália, que, como a cidade, foi cenário do oscarizado filme A Vida é Bela, de Roberto Benigni.

Informações

Código de acesso: 0575

Centros de Informações: APT perto da estação de trem na Piazza della Republica 22, aberto das 8h15-20h no verão, e de seg/sex 8h30-18h, sábados até 13h, durante o resto do ano.

 

Na cidade

Orientação

Não é necessário muito tempo para conhecer Arezzo. Apesar de seu relevo montanhoso, o ideal é visitá-la caminhando. É relativamente pequena e seu centro histórico concentrado facilita. Vários ônibus saem da estação central e passam pela Piazza Guido Monaco, chegando ao centro antigo pela Piazza San Francesco. A Corso Itália é a artéria central (ainda que pequena), ligando a estação central ao norte e à Piazza Grande ao sul.

 

Chegando e saindo

Arezzo está localizada na mesma linha ferroviária de Roma e Florença, a 50km desta última. Ônibus partem e chegam na Piazza della Republica e se destinam às principais cidades da Itália.

 

Acomodação

Arezzo é uma cidade cara para dormir - sem muitas opções de paradas econômicas.

Villa Severi, albergue. Via F. Redi 13, Fone 0575.299047. Curfew às 24h. Tem uma bela vista da cidade e se localiza numa vizinhança calma com muitos parques e áreas verdes. Possui um estacionamento amplo e está cercado de áreas abertas. É um lugar descontraído, confortável e serve tanto para os que estão de passagem por Arezzo quanto para as pessoas que decidem ficar na cidade por um determinado período, a fim de conhecer suas belezas históricas, artísticas e culturais. O edifício aristocrático que abriga a pousada remonta ao final do século 16 e início dos anos 17. Antiga residência do famoso matemático Francesco Severi (1879 - 1961), o edifício foi recentemente restaurado (1989). A pousada é composta de três pavimentos, possui 71 camas em 12 quartos mobiliados, e diversos banheiros com chuveiros e água quente. Outras facilidades oferecidas são: cozinha, sala de jantar, onde, conferências, estágios e cursos podem ser realizados.

Cavaliere Palace Hotel. (www.cavalierehotels.com) Via della Madonna del Prato 83, Fone: 0575.26836. Está entre a estação de trem e o centro antigo, perto da Piazza Guido Monaco. Foi recentemente reformado e possui quartos simples para uma pessoa, duplo, e café da manhã incluído. Curfew 24h.

 

Comes & Bebes

Na Piazza Grande encontram-se vários cafés e bares, com ótimos sanduíches. Na Piazza Sant'Agostino, terças, quintas e sábados há uma feira de comida. Apesar de caro, um bom ponto é o tradicional Café dei Costanti, um dos cenários do vencedor do Oscar de filme estrangeiro de 1999, A Vida é Bela. Outra sugestão é Cucina Casalinga da Guido, em Via della Madonna del Prato, 85 ao lado do Cavaliere Palace Hotel. Come-se muito bem, mas não espere pela supremacia da economia.

 

Atrações

Basilica di San Francesco Abre das 8h30-12h e 14h-18h. Entrada gratuita. A construção iniciou no final do século 13 e a decoração da fachada permanece inacabada. Possui em seu teto uma das grandes obras do artista italiano Piero della Francesca, Storie della Croce, pintado entre 1452 e 1456, relatando em 10 episódios a história da morte de Cristo na cruz.

Pieve di Santa Maria Esta igreja do século 12 tem uma magnífica fachada romanesca, que lembra a catedral de Pisa. É dividida em 3 níveis, cada qual em séries de arcos com tamanhos diferentes. A torre foi construída no século 14 e tem 40 janelas. O interior sem luxo tem influência gótica e a única estrutura colorida é o altar de Pietro Lorenzetti. A igreja também guarda em sua cripta o busto de São Donato. Entrada gratuita.

Piazza Grande Também conhecida como Piazza Vasari, é o local de um famoso mercado de antigüidades. Formada por interessantes construções, incluindo palácios do período medieval e o Palazzo della Fraternità dei Laci, de 1375, iniciado no estilo gótico e finalizado após a Renascença.

Casa di Petrarca Via dell'Orto. Foi a casa do poeta e que hoje contém um pequeno museu, sendo a sede da Academia Petrarca de Letras.

Duomo A catedral fica no topo da montanha, em Via Ricasoli. Foi iniciada no século 13, sem ser concluída até o século 15. O interior da igreja contém vários trabalhos importantes, como a pintura de Pietro della Francesca "Maria Madalena". A Capella de la Madonna del Conforto impressiona bastante. Entrada gratuita. Abre das 7h-12h e 15h-18h30.

Chiesa di San Domenico e arredores. Localizada em Via Sassoverde, esta igreja tem uma arquitetura simples, quase moderna. Vale a pena andar para ver o crucifixo pintado por Cimabue, pendurado no altar principal. Mais ao sul do prédio, em Via XX Settembre, está a Casa di Giorgio Vasari, construída e decorada pelo arquiteto, abre de seg/sáb das 9h-19h, domingos até 13h. Entrada gratuita. Descendo a montanha, em Via San Lorentino, está o Museo Statale d´Arte Medioevale e Moderna, com uma coleção de trabalhos de artistas locais do século 13 ao 18, incluindo Luca, Signorelli e Vasari. Aberto das 9h-14h, fechado segundas. Entrada paga.

Museo Archeologico Aberto de ter/sáb 9h-14h. Entrada paga. Não muito longe da estação de trem. Apresenta uma vasta coleção de objetos etruscos e romanos descobertos em escavações na cidade e arredores. Possui também uma coleção de moedas e potes. Do museu, você tem uma boa vista do Anfiteatro Romano, construído no final do séc. 1 e início do 2, com capacidade para 8 mil pessoas.

Fortalezza Medilea Localiza-se dentro do parque público, abre de abril/out 7h-20h, demais meses até 18h. Não há muito que ver no interior desta fortaleza, mas, se caminhar até o final, terá uma vista panorâmica de Arezzo e arredores. O parque é o ambiente ideal para descansar e fazer piqueniques.

 

Compras

Corso Itália é a melhor opção para compras. Além disso, Arezzo é famosa pelo Mercato de Anticuariado, que acontece na Piazza Grande, no primeiro final de semana do mês. Há várias indicações pela cidade a respeito do mercado.

Para mais informações, visite www.comune.arezzo.it

 

Escolha um destino:

Europa
Alemanha
Dinamarca
Espanha
Grã-Bretanha
Holanda
Itália
Portugal
Mais países [+]

África
África do Sul
Marrocos
Mais países [+]

América do Norte
Estados Unidos
Canadá
México

América do Sul
Brasil
Argentina
Chile
Peru
Bolívia
Mais países [+]

América Central
Cuba
Panamá
República Dominicana
Mais países [+]

Oceania
Austrália

Veja também:
Laifis de Turismo

Busca geral:

Curta nossa página nas redes sociais!

Sites da rede:

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Fale Conosco

Copyright © 2010 - 2017 Só Turismo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.